Publicação: 2014-12-12 00:00:00
O Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional elegeu ontem o novo presidente e também a nova Diretoria Executiva da instituição. O atual presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, será o presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae, em substituição a Roberto Simões, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Para a Diretoria Executiva do Sebrae Nacional foram reeleitos o presidente Luiz Barretto e o diretor de Administração e Finanças, José Claudio dos Santos. Já para a Diretoria Técnica da instituição foi eleita a atual secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Menezes, em substituição a Carlos Alberto dos Santos. Os mandatos têm início em janeiro de 2015 e irão até dezembro de 2018.
Os dirigentes são eleitos pelos conselheiros que representam 13 entidades públicas e privadas: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Secretaria da Micro e Pequena Empresa; Banco do Brasil; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Caixa Econômica Federal; Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei); Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais (Abase).
O novo presidente do Conselho Deliberativo Nacional, Robson Braga, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidente da CNI, foi reeleito em outubro para o segundo mandato de quatro anos à frente da confederação. Anteriormente, ocupou por dois mandatos (de 2002 a 2010) a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). É membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e vice-presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Tribuna do Norte on-line – RN