Rede varejista vai fechar o ano com 247 filiais da bandeira principal, 58 da Camicado e 25 da marca jovem Youcom
Erica Ribeiro
eribeiro@brasileconomico.com.br
Enquanto as concorrentes Riachuelo e C&A investem em coleções na versão fast fashion com a assinatura de estrelados estilistas internacionais Versace é a nova aposta da Riachuelo no momento, enquanto a C&A aposta nos desenhos de Stela McCartney a Renner valoriza a prata da casa e sua equipe de estilistas próprios e de profissionais de pesquisa e inovação. A empresa tem hoje 17 marcas próprias de roupas, calçados e moda íntima, além de duas marcas próprias de acessórios e cosméticos.
No terceiro trimestre deste ano a receita líquida vinda das vendas de mercadorias foi de R$ 1,047 bilhão, alta de 15,5% ante o mesmo período do ano passado.
De acordo com o analista da Ativa Corretora, Lucas Marins, o resultado mostrou forte crescimento do segmento varejo, mesmo em um ambiente macroeconômico deteriorado, e ficou acima das previsões. Para Fábio Faccio, diretor de Lojas da Renner, o segredo está em entender o que a consumidora quer encontrar.
Nosso foco é sempre conhecer nossas clientes. Por isso, investimos em pesquisas para saber o que ela quer e espera da Renner. A isso se junta o trabalho do nosso time de estilistas que desenvolvem as coleções com base nas tendências de moda, e das áreas de pesquisa e inovação também. É um trabalho que tem consistência e com crescimento mais sustentável. Respeitamos nossos concorrentes e a forma como trabalham suas coleções. Mas preferimos trabalhar com nossas marcas, diz Faccio. O ticket médio do Cartão Renner no terceiro trimestre deste ano foi de R$ 169,24.
A rede inaugura, amanhã, a terceira loja de rua no Rio de Janeiro, no Largo do Machado, zona Sul, com investimento em torno de R$ 10 milhões. As outras duas estão no Centro e em Copacabana. Com esta nova operação, a Renner chega a 244 unidades no Brasil e 25 no estado do Rio. Uma série de inaugurações ainda acontecem até dezembro, totalizando 30 lojas da Renner, 12 da bandeira Camicado, de utilidades para o lar e artigos de cama, mesa e banho, e dez da Youcom, marca de moda jovem que ainda está em processo de desenvolvimento.
Somente esta semana serão mais seis lojas da Renner. A filial de Roraima é emblemática porque este era o último estado que faltava para que a empresa tivesse a cobertura nacional. Ontem abrimos uma loja em Brasília, hoje abriremos em Manaus e na sexta-feira será a vez do Rio, novamente Manaus e São José dos Campos, em São Paulo, enumera Faccio.
A empresa está investindo R$ 532 milhões na abertura e reforma de lojas Renner, Camicado e Youcom, além de gastos em logística.
Há dois anos, a Renner abriu um Centro de Distribuição no Rio de Janeiro e, no ano que vem, inaugura outro, em Santa Catarina. A empresa vai fechar o ano de 2014 com 247 lojas Renner, 58 da Camicado e 25 da Youcom. Já para 2015, o orçamento ainda está em fase final de aprovação. Mas o ritmo de crescimento deverá semanter, diz Faccio, com a abertura de, em média, 25 a 30 lojas com a bandeira Renner, dez da Camicado e dez da Youcom. A marca jovem da rede ainda não chegou ao Rio,movimento que deverá acontecer em breve, acrescenta Faccio, sem revelar uma data prevista para isso.
Estamos com um plano de ter, até 2021, 408 lojas Renner, 300 Youcom e 125 da Camicado. Hoje, os cinco principais players deste setor Renner, C&A, Riachuelo, Marisa e Pernambucanas têm 14,3% do mercado nacional, o que mostra que há ainda muito caminho para crescer e que este é um setor pulverizado e ainda bastante informal. Estamos indo fortemente para as regiões Norte e Nordeste também, sem esquecer os demais estados. E sempre concentrando o nosso crescimento de forma orgânica e nas vendas mesmas lojas, continua ele.
Na região Nordeste, a Renner tem até o momento 32 lojas. Já na região Norte, são sete filiais da marca, contando com as inaugurações anunciadas para esta semana. O Sudeste reúne 12 lojas, já contabilizando as aberturas previstas.
Brasil Econômico – SP