Por Redação SM – 24/11/2014
O mercado brasileiro de bens duráveis apresentou crescimento de 4,2% no terceiro trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O volume de vendas geradas alcançou R$ 26,17 bilhões no período, segundo informou a consultoria GfK.
De todos os segmentos analisados, apenas três tiveram retração nas vendas: foto (queda de 50%), informática (29,7%) e linha marrom (5,4%). Por sua vez, eletroportáteis, com crescimento de 26,7%, telecomunicação (33,9%), impressoras e periféricos (25,9%) e linha branca (3,7%) aumentaram a receita entre o terceiro trimestre de 2013 e o deste ano.
O segmento de telecomunicação teve o maior faturamento do setor de bens duráveis entre julho e setembro, totalizando R$ 8,8 bilhões. Com crescimento de 54%, os smartphones impulsionam esse grupo, compensando as quedas nas vendas de telefones fixos e celulares comuns.
Espera-se que o desempenho dos bens duráveis no quarto trimestre seja ainda melhor, em função de datas como o Natal e a Black Friday.
Revista Supermercado Moderno online – SP