04/11/2014
Por João José Oliveira | De São Paulo
A Multiplus, empresa de programas de fidelidade por coalizão controlada pela TAM, registrou lucro líquido de R$ 86,7 milhões no terceiro trimestre deste ano – uma alta de 39,4% sobre igual período de 2013. Na mesma base de comparação, a receita líquida avançou 3,1%, atingindo R$ 485,3 milhões. A margem líquida ficou em 17,87%, superior ao percentual de 13,2% verificado um ano antes.
Roberto Medeiros, presidente da Multiplus, disse que a companhia alcançou um ritmo de crescimento no terceiro trimestre que sustenta os patamares de rentabilidade e de expansão desejados em seu plano de negócios. “Os números do balanço mostram uma tendência bastante positiva.”
O faturamento de pontos obtido pela Multiplus somou R$ 549,6 milhões de julho a setembro, um acréscimo de 2,5% em relação a igual período de 2013. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, o aumento foi de 16,4%.
A companhia registrou aumento de 2,6% em pontos emitidos no terceiro trimestre, na comparação com um ano antes, mas os resgates tiveram retração de 7,7% no mesmo período. “Tivemos ainda um efeito negativo da Copa, afinal a primeira quinzena do torneio foi em julho”, disse Medeiros.
O executivo observou que a volatilidade cambial, que levou a moeda americana a maior cotação ante o real desde 2008, teve impacto heterogêneo sobre os negócios da Multiplus.
Como a empresa registra a receita quando o participante troca o ponto acumulado por milhas, e essa operação é feita pela taxa de câmbio do dia, o dólar apreciado favorece a companhia.
Por outro lado, disse Medeiros, o participante precisa de mais pontos para realizar a troca quando o dólar se aprecia ante o real, encarecendo a compra. “No fim das contas, o câmbio funciona quase como um hedge [proteção financeira] natural”, disse.
O presidente da Multiplus disse que o faturamento cresceu porque a companhia está conseguindo maior engajamento dos participantes após os investimentos nas plataformas digitais de relacionamento. “A quantidade de acessos no website e nas redes sociais aumentou bastante. Conseguimos 600 milhões de pontos resgatados em resposta a e-mail marketing e promoções dirigidas no Facebook”, citou.
O número de participantes também cresceu. A Multiplus encerrou setembro com 13,3 milhões de membros, um aumento de 11,7% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. A companhia tem parceria com 465 empresas.
Valor Econômico – SP