22/10/2014 10:30:43
Impulsionadas pelos desafios oriundos da rápida urbanização e tendo como base o estudo Futuro do Estado 2030, que aponta as nove megatendências que vão impactar os programas governamentais, a KPMG e a Revista Exame apontaram os 15 projetos de infraestrutura mais importantes para o Brasil. São eles, em ordem de classificação:
Projetos
Concessão Aeroporto Internacional de Viracopos
PPP Saneamento Região Metropolitana do Recife (COMPESA)
PPP Linha 6 do Metrô de São Paulo
PPP Tratamento e Abastecimento de Água São Lourenço (SABESP)
Concessão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e respectiva linha de transmissão
PPP Habitação de Interesse Social em São Paulo
Ferrovia Norte-Sul
Smart Grid Light
Plano Nacional de Melhoria da Qualidade – Plano de Investimentos das Operadoras de Serviço Móvel Pessoal 2012-2014 (TIM, Vivo, Claro e Oi)
Ferroanel São Paulo Tramo Norte
Campo de Libra (Pré-Sal)
PPP Metrô de Salvador
Concessões da Rodovia BR-163
Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós
29 Sondas de Perfuração Marítima em Águas Profundas (PAC)
Foram analisados 1.566 projetos concluídos ou em andamento no país, divididos nos segmentos de energia; petróleo e gás; transporte; saneamento; telecom; infraestrutura social; e mobilidade urbana, elencou o sócio da KPMG e líder para Governo e Infraestrutura, Mauricio Endo.
Os projetos foram, então, classificados de acordo com os pilares das megatendências apontadas no Futuro do Estado 2030, que são: mudanças demográficas; ascensão das classes sociais; inclusão tecnológica; economias interligadas; dívida pública; alterações no poder econômico das nações; mudanças climáticas; escassez de recursos; e urbanização.
Foi um trabalho longo e intenso realizado pela KPMG e Exame. Segundo levantamento de competitividade do World Economic Forum (WEF), o Brasil ocupa a 114ª posição entre 148 países em termos de qualidade de infraestrutura, apesar de ser classificado como o sétimo maior PIB mundial. Estes 15 projetos foram selecionados, pois podem ajudar o país a melhorar no ranking do WEF, além de servir como modelo para ajudar a enfrentar os desafios das nove megatendências, analisa Endo.
Método de classificação
Primeiramente, os projetos foram avaliados em termos qualitativos, utilizando-se os setores de prioridade do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, impacto sobre as Megatendências Globais do Estado Futuro e alguns outros critérios, como orçamento, estágio, tipo do projeto e executabilidade.
Com base nesses critérios, foram selecionados 85 projetos dentre os mais de 1500 iniciais. Definiu-se, então, sete árbitros, um para cada área prioritária (energia; petróleo e gás; transporte; saneamento; telecom; infraestrutura social; e mobilidade urbana), que escolheram quatro projeto cada um, reduzindo o número para 28 iniciativas.
O estágio final foi escolher os últimos 15 projetos, o que foi feito por meio de uma pontuação detalhada de cada um deles em relação a sua capacidade de lidar com as megatendências globais do Estado Futuro. Já que nem todas essas megatendências tinham a mesma relevância para a infraestrutura no Brasil, foi introduzido um sistema de ponderação, com os pesos distribuídos da seguinte forma:
Alto (x3): ascensão do indivíduo; interligação econômica; urbanização
Médio (x2) perfil demográfico; mudanças no poder econômico; mudanças climáticas; pressão sobre recursos
Baixo (x1) inclusão digital; dívida pública
A partir daí, através da pontuação obtida, definiu-se a lista final dos 15 projetos de infraestrutura mais importantes para o Brasil.
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 155 países, com mais de 155.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.??
No Brasil, a organização conta com 4.000 profissionais distribuídos em 13 Estados e Distrito Federal, 22 cidades e escritórios situados em São Paulo (sede), Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos, São José dos Campos e Uberlândia.?
Twitter: twitter.com/@KPMGBRASIL
Site: kpmg.com/BR
Linkedin: www.linkedin.com/company/kpmg-brasil
Facebook: facebook.com/KPMGBrasil
Atendimento à Imprensa
Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A)
Marcel Trinta – marcel.trinta@viveiros.com.br – 11 3736-1127
Bianca Antunes – bianca.antunes@viveiros.com.br – 21 3218-2024
Caroline Norberto – caroline@viveiros.com.br – 11 3675-5444
Roberta Freitas – roberta.freitas@viveiros.com.br – 21 3218-2079
Geraldo Campos geraldo@viveiros.com.br – 11 3675-5444
Twitter: @RVComunicacao
Facebook: facebook.com/ricardoviveiroscomunicacao
Site: viveiros.com.br
Maxpress Net – SP