Redação | Levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) mostra que o varejo brasileiro aumentou o número de empresas com faturamento superior a R$ 1 bilhão. Os dados são relativos ao ano de 2022. Eis a íntegra (26 MB).
A pesquisa considerou as 300 maiores varejistas do país. Do total de empresas analisadas, 173 tiveram o faturamento superior a R$ 1 bilhão –17 a mais em relação ao ano anterior.
Dos 9 anos que a pesquisa é realizada, essa é a 2ª vez que mais da metade das empresas participantes ultrapassaram a bilionária em seu faturamento.
Conforme o ranking da instituição, as 300 maiores varejistas fecharam 2022 com um faturamento bruto de R$ 1,046 trilhão –alta de R$ 153,6 bilhões em relação a 2021.
O levantamento elaborado pela SBVC identificou que o principal setor com maior desempenho no ramo varejista brasileiro é o de rede de supermercados. Das 173 maiores empresas de varejo, 84 são do segmento.
Eis o ranking das 10 maiores varejistas de 2022:
- Grupo Carrefour Brasil – R$ 108 bilhões;
- Assaí – R$ 59,7 bilhões;
- Magazine Luiza – R$ 44,7 bilhões;
- Via – R$ 39 bilhões;
- Americanas – R$ 34,4 bilhões;
- Raia Drogasil – R$ 30,9 bilhões;
- Grupo Boticário – R$ 23,6 bilhões;
- Natura&Co – R$ 20,7 bilhões;
- Grupo Mateus – R$ 20,4 bilhões;
- Grupo Pão de Açúcar – R$ 18,4 bilhões.
As 5 primeiras colocadas no ranking, juntas, somam faturamento de R$ 285,9 bilhões em 2022. O montante representa 27,3% do faturamento total das 300 maiores empresas do país e 10,9% do faturamento do varejo brasileiro.
Crescimento das regionais
Outro destaque mostrado pelo levantamento é o crescimento das grandes cadeias nacionais, como a Usaflex, do setor de calçados, e a PetLove, que vende produtos para animais domésticos, dos fundos Riverwood e Kamaroopin.
Fonte: Poder36