A projeção para 2016 é de mais um ano de queda para o varejo. Mas essa perspectiva é uma média. Nem todas as redes esperam queda e muitas sequer cogitam cortar investimentos e planos de expansão. É o caso de muitas redes de franquia. Embora o setor de franquia tenha apresentado uma desaceleração em 2015, a perspectiva para muitas redes é continuar expandindo. Veja os planos de quem encara o crescimento como única alternativa para 2016.
D’PIL
A rede de serviços de depilação conta com mais de 250 unidades franqueadas pelo País e projeta um crescimento de 9% neste ano.
DR. SHAPE
A rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos cresceu 50% o número de lojas em 2015 – oito lojas franqueadas em todo o País, além de uma mega matriz em São Paulo. A rede fechou o ano com 25 unidades em operação. E a ideia não é parar neste ano. Para 2016, a projeção é lançar dois novos modelos de franquia e a expectativa é de abrir 27 unidades.
ESMALTARIA NACIONAL
A rede de serviços de beleza, ao estilo Nail Bar, projeta abrir nada menos que 80 unidades neste ano, com foco de expansão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Ao todo, a rede já tem 200 unidades pelo País.
EVOLUTE
A rede de educação encerrou 2015 com um faturamento 20% maior que o do ano anterior, somando R$ 40 milhões. Para 2016, a rede quer abrir 30 unidades, que serão somadas às 100 existentes.
FIT COOKIES
Estreante no setor de franquias, a rede de doces funcionais fechou 2015 com seis unidades e tem projeto para chegar a todas as capitais do País até o final do ano.
H3 HAMBURGUERIA
A rede portuguesa de hamburguers vai reforçar os investimentos no Brasil. A ideia é abrir mais sete lojas e fechar o ano com 25 unidades. No ano passado, a rede fechou o ano com aumento de 13% no faturamento, que totalizou R$ 27 milhões.
MAIS DEPIL
A rede de serviços de depilação cresceu 50% em 2015 e a expectativa é dobrar o número de unidades em 2016.
MAIS OLHAR
A rede especializada em serviços de beleza somou seis unidades no ano passado e tem planos de expandir não apenas para o Brasil, como para os Estados Unidos.
ORTODONTIC CENTER
A rede de serviços odontológicos cresceu 16% em faturamento e fechou 2015 com 141 unidades em operação. A ideia para 2016 é ir além. A rede já tem 47 novas unidades comercializadas, e pretende vender outras 74 unidades. A ideia, segundo a rede, é aumentar o faturamento neste ano em nada menos que 59%.
SIGBOL
A rede do segmento de educação e treinamento atingiu faturamento de R$ 8 milhões em 2015, somando 20 escolas em operação em São Paulo, Brasília e Minas Gerais. Para este ano, a marca projeta crescimento de 50% no número de unidades na rede e de 35% no volume de matrículas em seus cursos de corte e costura.
SÓBRANCELHAS
A rede de serviços de design de sombrancelhas tem planos audaciosos: quer mais que dobrar o número de unidades em 2016, passando das atuais 120 para 300 operações até o final do ano. A ideia é chegar a um faturamento de R$ 50 milhões.
SUPERA
A rede de educação tem projeção de inaugurar 30 novas unidades somente no primeiro semestre. Ao todo, a rede tem 200 operações A meta da companhia é chegar a 800 franquias em cinco anos.
TIP TOP
A rede de vestuário infantil prevê abrir 12 novas unidades neste ano, sendo três Megas Stores. No ano passado, a rede fechou o ano com mais de 100 lojas espalhadas por todo o País, sendo nove unidades no modelo Mega Store, e um faturamento de R$ 116 milhões.