O ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil, organizado pela consultoria Interbrand, coloca dez redes de varejo entre as maiores, com destaque para a Natura, que, mais uma vez, ocupa a primeira posição no segmento. Entre todas as marcas, a Natura ocupa a sexta posição, ficando atrás, apenas, de empresas dos setores de bebidas e sistema financeiro.
A Renner pulou duas posições e passou a ocupar a 11ª colocação no ranking geral, ficando como a segunda marca mais valiosa do varejo nacional, à frente das Lojas Americanas, que ocupavam a vice-liderança no varejo em 2016 e hoje estão na terceira posição.
As outras marcas do varejo que integram o ranking são Ipiranga, Casas Bahia, Havaianas, Hering, Extra, Magazine Luiza e CVC. Não há alteração de nomes em relação ao ano passado.
Cada vez mais valiosas
Integrar o time de marcas mais valiosas do país está mais difícil em 2017. O Grupo Fleury, que ocupa a 25ª colocação, teve uma valorização de 10% e ultrapassou os R$ 400 milhões, valor superior ao alcançado pela Localiza em 2016, que ocupava o fim da lista em 2016. Neste ano, a Localiza subiu um degrau. A única empresa excluída do ranking foi a Rede, de meios de pagamentos.
A nota de corte do mercado brasileiro aponta que, desde 2010, houve um crescimento de 375% no valor das marcas. Confira, na íntegra, o ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2017 (valores em R$ milhões):
Fonte: Interbrand
Fonte: Novarejo