16-12-2014 12h20
Qualidade dos produtos e serviços e um bom atendimento são os atributos mais valorizados pelos clientes
SÃO PAULO Para uma marca ganhar o coração dos brasileiros não precisa de muito, basta oferecer produtos de qualidade, prestar um bom serviço e contar com funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com os clientes.
De acordo com a 12ª edição da pesquisa As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil, conduzida pela Shopper Experience em parceria com o Centro de Inteligência Padrão, revela que 23% dos brasileiros consideram a oferta a de produtos de qualidade aos consumidores como sinônimo de respeito.
Já o atendimento de funcionários solícitos, disponíveis, ágeis e gentis no contato com o cliente é extremamente relevante para 16% dos entrevistados; enquanto que para 12% oferecer serviços de qualidade é essencial e apenas 9% dos entrevistados associam preço atrativo ao respeito por parte da marca.
Para a presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, Stella Kochen Susskind, o fato de o brasileiro associar o respeito à qualidade do produto é revelador. Significa que o brasileiro saiu do patamar do consumo imediato aquele que valoriza aspectos superficiais para o consumo crítico. Na prática, a durabilidade é que está em questão, ou seja, quanto vou pagar e quanto vou usar, analisa.
Confira o ranking geral das empresas que mais respeitam os consumidores no Brasil:
As empresas que mais respeitam os consumidores
Posição
Empresa
Pontuação
Fonte: Shopper Experience/Centro de Inteligência Padrão
1ºlugar Volvo 9,64
2ºlugar Honda 9,15
3ºlugar Whirlpool 9,10
4ºlugar Porto Seguro 8,94
5ºlugar Natura 8,86
6ºlugar BMW 8,80
7ºlugar Audi 8,78
8ºlugar Philips (Walita) 8,72
9ºlugar Apple 8,62
10ºlugar General Motors 8,60
11ºlugar Netshoes 8,56
12ºlugar SulAmérica 8,48
13ºlugar Johnson & Johnson 8,47
14ºlugar Sadia 8,46
15ºlugar Arno 8,44
16ºlugar Tigre 8,44
17ºlugar O Boticário 8,43
18ºlugar BR Home Centers (Tend Tudo) 8,42
19ºlugar Cassol Centerlar 8,42
20ºlugar Riachuelo 8,41
21ºlugar Hering 8,40
22ºlugar Multicoisas 8,39
23ºlugar P&G 8,38
24ºlugar Volkswagen 8,37
25ºlugar Danone 8,36
26ºlugar Alelo 8,35
27ºlugar Samsung 8,35
28ºlugar Nestlé 8,35
29ºlugar Saraiva 8,32
30ºlugar Medley 8,31
31ºlugar Grupo Zaffari 8,31
32ºlugar Hyundai 8,30
33ºlugar Amanco 8,30
34ºlugar Perdigão 8,27
35ºlugar Panasonic 8,26
36ºlugar HP 8,26
37ºlugar Zara 8,25
38ºlugar Yoki 8,25
39ºlugar Mercedes 8,24
40ºlugar Alpargatas 8,23
InfoMoney – SP