Crediário dará apoio ao consumidor nas vendas da Black Friday, que é a aposta da varejista para recuperar os resultados no quarto trimestre
Por Daniela Braun
A divisão BanQi de serviços financeiros da varejista Via abrirá o modelo de conta digital para microempreendedores individuais (MEI) com maquininha de pagamento, em dezembro. Para se ter ideia do tamanho do segmento, a carteira ativa de crédito da empresa alcançou R$ 4,8 bilhões no terceiro trimestre, avanço de R$ 1,3 bilhão ante igual período de 2020.
Em teleconferência nesta quinta-feira (11), o presidente da Via, Roberto Fulcherberger disse que o crediário dará apoio ao consumidor nas vendas da Black Friday.
O período promocional, que tem sua data oficial em 26 de novembro, é a aposta da varejista para recuperar os resultados no quarto trimestre, após ter registrado um prejuízo líquido de R$ 638 milhões no período encerrado em setembro, devido a custos com ações trabalhistas.
Com 106 mil vendedores cadastrados e um sortimento de 34 milhões de produtos em seu shopping virtual, a varejista aposta nas vendas pelo marketplace para impulsionar os resultados. Mas não apenas. Na primeira Black Friday com todas as lojas físicas abertas desde o início da pandemia, a empresa também inaugura novas unidades.
Na próxima semana, entra em operação uma megaloja na Marginal Tietê, na Zona Norte de São Paulo. Até a Black Friday, a empresa deve fazer inaugurações em 65 municípios, chegando a 109 novas lojas até o fim do ano, com 100% dos vendedores munidos de smartphones para vendas on-line e nas lojas.
“Nosso cliente é omnicanal e compra onde e quando ele quiser”, disse o presidente. “A estratégia de sortimento on-line vai do alfinete ao foguete.”
Com o uso das lojas para entregas e retiradas, e o aumento das vendas on-line, que corresponderam a 60% do volume bruto de mercadorias comercializadas no terceiro trimestre, a empresa reduziu o custo total logístico. Atualmente, a logística própria atende 56% das vendas, ante 16% no fim de 2019.
O volume de clientes on-line ativos alcançou 28 milhões no trimestre encerrado em setembro, 27% acima do terceiro trimestre de 2020, sendo que o aplicativo teve participação de 50% nas vendas, ante 35% um ano antes.
Mas e os produtos? Fulcherberger diz que os estoques estão garantidos para a Black Friday, este ano. “A abastecimento não será problema”.
O entrave, este ano, é o menor poder de compra do brasileiro. “O comprometimento de renda do consumidor é uma realidade na Black Friday”, disse o presidente da Via. É neste cenário que entra em cena o crediário.
Crediário
Em meados de outubro, a Via iniciou um teste de oferta de crediário digital a uma parcela dos vendedores em seu shopping virtual (marketplace). A empresa também informou que vai iniciar a gestão de estoques dos vendedores (“fulfillment”) a partir do primeiro trimestre de 2022.
“O crediário ajuda a aumentar as vendas sem parcelas-surpresa”, disse Calabro, do BanQi, ao Valor.
“Em nossas pesquisas, sabemos que 40% das pessoas com intenção de compra não conseguem comprar por falta de crédito, seja no limite do cartão ou porque o parcelamento não está disponível”. Segundo Calabro, o crédito digital é responsável por 4% das vendas on-line, atualmente.
“O crediário é uma forma de aumentar a geração de recorrência no marketplace”, disse Helisson Lemos, chefe de inovação da varejista.
Outra estratégia da Via tem sido oferecer o crediário digital a cidades onde não há lojas físicas. Hoje são 2.100 localidades cobertas, que não têm lojas da rede.
A gestão de estoques (fulfillment) de itens dos varejistas do marketplace, prevista para o trimestre atual, foi adiada para o início no primeiro trimestre. O motivo, segundo Lemos, é o foco na Black Friday, que acontece no dia 26.
Live commerce
Para atrair os clientes on-line, a empresa aposta nas vendas ao vivo, o “live commerce”, como diferencial de vendas nesta Black Friday. A companhia também promove shows ao vivo na plataforma digital. Um deles teria sido com a cantora sertaneja Marília Mendonça, que faleceu em um acidente aéreo na semana passada. Fulcherberger abriu a conferência lamentando a tragédia.
Fonte: Valor Econômico