A rede de supermercados do Rio de Janeiro SuperPrix, com 14 lojas no Estado, tem investido pesado em seu e-commerce. Só no último ano, as vendas online da empresa dobraram de tamanho e o investimento chegou a mais de R$ 1,5 milhão, afirma Rafael Guerra, responsável pelo e-commerce, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Segundo ele, a plataforma oferece atualmente mais de 5 mil itens em diversas categorias. “Temos hoje mais de 3 mil pedidos por mês, entre as categorias mais vendidas estão bebidas, com representatividade de 20% nas vendas, seguido por açougue, hortifrúti, mercearia, laticínios, congelados e resfriados.”, revela. Sem mencionar valores, Guerra complementa que o faturamento do e-commerce é equivalente a uma loja pequena da rede. “A expectativa é dobrar novamente o faturamento este ano e, em 2018 chegar ao faturamento de uma das maiores lojas da rede”.
Navegação e Entrega
Para fazer o primeiro pedido, o cliente precisa se cadastrar no site da empresa. O site é divido por setores, da mesma forma que uma loja física, porém, seu diferencial está no espaço onde é possível conferir tanto o mix de produtos que estão com as melhores ofertas até aqueles que são campeões de vendas. Há também a navegação por contexto, de acordo com as últimas navegações do usuário, o site formula uma página personalizada para o consumidor. “Dessa forma, conseguimos ser muito mais assertivos mostrando produtos que façam sentido para aquele consumidor em específico”, explica Rafael. Já na lista de compras é possível gravar quantas listas quiser, para momentos distintos. Por fim, há a personalização dos produtos. É possível escolher exatamente como quer o produto de hortifrúti ou açougue, por exemplo. O supermercado tem três turnos de entrega: todos os dias, exceto aos domingos – manhã (das 8h às 13h); tarde (das 13h às18h) e noite (das 18h às 21h). O cliente que deseja receber um pedido pela manhã precisa agendar até às 7h; já aquele que deseja receber à tarde, precisa agendar até às 12h. Para entregas no turno da noite, o agendamento dever ser feito até às 17hs00. A taxa de entrega é de R$ 12 para todas as localidades.
Logística
Com o objetivo de centralizar o controle dos pedidos do e-commerce, as compras saem de uma única loja que realiza todos os pedidos e envia para o Rio de Janeiro. “A vantagem é que temos o controle absoluto das entregas e finalização dos pedidos realizados. Além disso, a logística é facilitada, ou seja, temos vários pedidos da mesma área saindo com o mesmo veiculo o que ajuda na agilidade da entrega.”, ressalta o gerente de e-commerce. Já para manter os produtos na temperatura ideal, os veículos utilizados no transporte das entregas são refrigerados. “Um dos nossos diferenciais é que toda a produção é feita momentos antes do envio, entregando os produtos o mais fresco possível ao consumidor.”, completa Rafael Guerra. De acordo com o executivo, o plano é de investir nos próximos 3 anos em logística e pessoas apenas para suportar o aumento esperado de clientes para cada ano.
Fonte: GiroNews