Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Somos “app first” desde o início, diz Shopee

Somos “app first” desde o início, diz Shopee

A Shopee (Android, iOS) chegou ao Brasil no fim de 2019 e, em menos de três anos, conquistou um share significativo no mercado nacional de comércio eletrônico

Por Redação

Na mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, publicada em abril, a Shopee apareceu pela primeira vez na liderança como o app de compras mais usado pelos consumidores móveis brasileiros. O fato de ter uma estratégia focada prioritariamente no aplicativo móvel é um dos diferenciais competitivos da Shopee, explica o seu diretor de marketing no Brasil, Felipe Piringer, em conversa com Mobile Time.

“Mais que mobile first, a gente se vê como app first. Mais de 95% das vendas vêm do aplicativo. A Shopee é app first desde o início, o que ajuda na experiência do consumidor. Nossa experiência é diferente daquela em todos os outros e-commerces”, comenta o executivo.

Ele destaca também o esforço da Shopee em construir um ecossistema local de compradores e vendedores. Em setembro de 2021, a empresa alcançou a marca de 1 milhão de comerciantes brasileiros em sua plataforma. Apenas seis meses depois, alcançou 2 milhões. Os comerciantes nacionais respondem por mais de 80% do total comprado pelos brasileiros. A Shopee abriu um armazém de cross docking no País para facilitar a logística de envio dos produtos.

“Sempre tivemos mindset de nacionalizar, de criar um ecossistema local. Montamos um time local para todas as áreas. Temos mais de 1,5 mil pessoas trabalhando para a Shopee no Brasil”, descreve Piringer. “Cada país tem sua cultura e suas diferenças. Os times e o app da Shopee são diferentes em cada mercado. Acreditamos na cultura de cada país”, acrescenta.

A Shopee atraiu vendedores locais com taxas competitivas de comissão, que variam entre 6% e 12%, sem cobrança de taxas extras por publicação de produto, parcelamento de pagamento ou cancelamento de compra. Do lado do consumidor, há a segurança de que o valor do pagamento só é liberado ao vendedor depois que tiver sido confirmado o recebimento do produto em condições adequadas. Em caso de qualquer problema, a devolução é gratuita e é feito reembolso.

Live

A mais recente novidade na Shopee no Brasil são as lives de vendas (live commerce). Batizadas de Shopee Lives, elas estão sendo testadas pela equipe do app com duas transmissões por semana. A funcionalidade, que já faz sucesso no Sudeste Asiático, será liberada em breve para ser utilizada gratuitamente pelos comerciantes brasileiros presentes na plataforma.

Fonte: Mobile Time