Rede firmou parceria com a Netpoints e, em pouco mais de um ano, aumentou em 20% o valor médio da compra entre os clientes cadastrados
Em janeiro do ano passado, o Savegnago aderiu ao programa de fidelidade da Netpoints. De lá para cá, conseguiu elevar o tíquete médio dos clientes cadastrados em 20% e a frequência na loja em 1,5%. Isso porque, além de oferecer ao consumidor a possibilidade de acumular pontos a cada compra realizada, o programa mapeia hábitos do shopper. A partir disso, é possível criar ações que tenham boa adesão, como ocorreu com a Mondelez. Depois de uma negociação entre a fabricante e a Netpoints – responsável pela definição das promoções –, a rede elevou em 24% as vendas de Bis e dos biscoitos Club Social e Oreo em 30 dias. O market share desses produtos também cresceu na varejista. Club Social subiu 22% e Bis e Oreo, 28% e 38%, respectivamente.
Durante a ação, um dos maiores incentivos à compra é a possibilidade de acumular mais pontos do que o normal. Em alguns casos, dependendo da negociação, a pontuação dobra. Isso é interessante, pois o consumidor pode trocá-los mais rapidamente, seja por viagens, produtos da loja ou descontos na compra. Esta, aliás, é a modalidade preferida dos clientes da rede, diz Murilo Savegnago, gerente de marketing da empresa, que tem 37 lojas. Só em janeiro, foram realizadas 35 mil transações de troca em todas as modalidades.
Vantagens como essas impulsionaram a procura de outros produtos que também participaram de ações na rede. É o caso do arroz Camil, que elevou em 26% sua participação nas vendas após ser alvo de promoção no programa Netpoints. O mesmo aconteceu com o papel Snob, cuja alta foi de 61% em market share, e com o detergente em pó Surf, com 19%.
Atualmente, o Savegnago conta com 590 mil clientes cadastrados. Para Carlos Formigari, presidente da Netpoints, o programa tem boa adesão porque oferece vantagens tanto para o varejista quanto para o cliente. “O programa não é burocrático. O consumidor não precisa aderir a cartões nem pagar mensalidades. Com um CPF válido, ele converte a compra em pontos que vão beneficiá-lo como ele escolher”, afirma o executivo da empresa de fidelidade.
Para ampliar a adesão ao programa, a Netpoints se encarrega da divulgação ao cliente, que acontece dentro e fora da loja. Ela ocorre por meio de rádio interna e externa, tabloides, mídia local, entre outros. Eventos regionais também são utilizados. O Savegnago, por exemplo, teve seu programa divulgado em diversas ações no Rodeio do Peão de Barretos.
Depois de cadastrado no programa, o consumidor tem seus hábitos mapeados pela Netpoints, como sua cesta de compras, produtos de seu interesse, itens mais procurados em cada dia da semana, etc. Esses dados são utilizados na negociação com os fabricantes de produtos que podem ter sua pontuação ampliada em promoções. “Antes de fechar a transação, averiguamos se o estoque atual atenderá o aumento da demanda para não prejudicar a ação”, pontua Murilo Savegnago, da área de marketing da rede.
Hoje a Netpoints atende 15 redes espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No caso do Savegnago, há o compromisso de não atender concorrentes da varejista nas cidades onde a empresa atua. Para aderir ao programa, o faturamento anual precisa ser de, no mínimo, R$ 400 milhões. Segundo Formigari, a Netpoints se compromete a incrementar em 3% o faturamento dos supermercados, além de trazer novos clientes e reintegrar antigos por meio de ações implementadas.