Por Cesar Ferro | Presente em mais de 40 cidades, a rede de farmácias Farma Ponte tem um grande objetivo em 2024 – ampliar as oportunidades de compras dos consumidores nas lojas. A meta foi revelada pelo CEO Marcos Caramanti durante visita do Panorama Farmacêutico à sede da empresa.
Para sustentar o plano, a rede estabeleceu duas estratégias: remodelar as lojas para expor um maior número de produtos nas gôndolas e aprimorar o processo de captação de dados para estimular as vendas digitais.
“Antigamente, você comprava um lote de produtos e os colocava nas prateleiras. Hoje, entendemos que é preciso analisar o mercado e nichos. As tendências de compra são diferentes até dentro de uma mesma cidade ou mesmo em um bairro”, comenta o executivo.
Rede de farmácias comemora 2023 com ressalvas
Segundo Caramanti, 2023 foi um ano positivo para a Farma Ponte, mesmo que não tenha batido as metas previstas. “Tínhamos a expectativa de crescer 20% quando o ano começou. Acabamos fechando o ano passado com incremento de 10%, o que foi satisfatório diante do cenário do varejo como um todo”, afirma.
Em 2023, a rede de farmácias inaugurou 20 lojas. Em contrapartida, precisou baixar também algumas portas. “Fechamos cerca de dez unidades. Às vezes, um PDV já maduro começa a sofrer com novos concorrentes. Nós lutamos, mas sabemos que, em alguns casos, é melhor encerrar certas operações e concentrar esforços em pontos de venda que geram resultados melhores e mais promissores”, explica Caramanti.
No rico Estado de São Paulo, hoje a varejista detém 4,5% de market share. É nele que a rede concentra a maioria de suas 135 drogarias. Em determinados municípios paulistas, a participação de mercado é para lá de expressiva. Varia entre 10 e 15%, o que é um grande feito. De acordo com a edição mais recente do ranking das redes que fazem parte da Abrafarma, a Farma Ponte ocupa a 16ª posição em faturamento e o 13º lugar quando o assunto é o número de lojas.
2024 promete expansão “interna”
A aposta da Farma Ponte em fortalecer o mix de produtos nas lojas é uma realidade. “Nos últimos anos, remodelamos todos os pontos de venda para oferecer 8 mil SKUs em cada uma de nossas unidades em 2024”, conta Ricardo Silveira, diretor de marketing da rede.
Para alcançar a meta, a empresa iniciou um planejamento há 10 anos atrás com a inauguração de um Centro de Distribuição com 6 mil m² de capacidade de armazenagem na cidade de Sorocaba (SP).
“Ainda hoje, o CD vem atendendo os planos de expansão, seja no aumento do mix de produtos nas lojas, como também na absorção de uma demanda futura gerada por até 400 farmácias”, afirma o diretor.
Prestes a completar 44 anos de existência, a Farma Ponte deseja ainda aumentar a presença digital junto ao público consumidor. A rede lança em abril seu app, desenvolvido com auxílio da Procfit. “Será um dos mais completos do mercado”, antecipa Silveira.
À primeira vista, os planos de abrir 10 unidades em 2024 podem parecer modestos para uma veterana do setor, mas essa estratégia tem um porquê. “Se hoje temos um share de 10 ou 15% em determinadas cidades, por que não impulsionar esse número para 20 ou 25%? Queremos consolidar as lojas maduras e isso será possível por meio do enriquecimento do nosso mix, oferecendo mais comodidade para o consumidor e estudando os insights de nossa atuação em cada uma das praças”, explica Silveira.
Fonte: Panorama Farmacêutico