A companhia conta que manteve a projeção de 50 aberturas no ano e foram nove no segundo trimestre
Por Adriana Mattos
O comando da Petz, rede de produtos para animais de estimação, disse hoje, em teleconferência com analistas, que a inflação de mercadorias do setor vem cedendo e que a demanda verificada em julho e agosto se mantém em linha com o segundo trimestre. “Agosto está até um pouco acima”, disse Aline Penna, vice-presidente financeira.
“A boa notícia é que quando você olha o segundo trimestre veio desacelerando a inflação. Abril, maio e junho a inflação foi quase zero, o que leva a equiparar o IPCA com a nossa inflação, então as expectativas são promissoras”, disse Sergio Zimmermann, presidente da rede.
O executivo deu destaque em suas falas à operação da Zee.dog, adquirida meses atrás, e especificamente o braço de venda de produtos naturais.
“Estou mais animado hoje com Zee.dog Kitchen do que no trimestre passado, porque [depois do lançamento] vemos que o cachorro gosta. É difícil vender, o preço é mais alto, mas hoje vejo que funciona”, disse.
Afirmou também que a Zee.dog Kitchen pode ser um “poço de petróleo” a ser explorado, apesar de dificuldades em fazer a primeira venda. Porém, afirmou que depois que o consumidor adquire o produto, a recorrência é alta.
“Alimento natural é nicho no ‘pet’ no Brasil, mas o que acontece com a Zee.dog Kitchen não é só ser oferecida como a troca de ração, mas como um produto que pode ser adicionado ao hábito da alimentação.”
Ele deu explicações sobre o resultado da marca. A operação da Zee.dog teve prejuízo antes de juros, impostos, amortização e depreciação de quase R$ 3 milhões de abril a junho. Disse que o número não é bom, mas a expectativa de resultados “é boa”, considerando o potencial da marca. As vendas da marca cresceram menos que a empresa — 16% de abril a junho, versus 34% do grupo.
Sobre as vendas de lojas com mais de um ano de operação (“mesmas lojas”) ter alcançado alta de um dígito (8,9% de abril a junho), isso reflete o ritmo de aberturas mais acelerado nas regiões presentes. Mas afirmou que isso “não é bandeira amarela nem vermelha”, disse o presidente.
“Isso não quer dizer nada porque temos vários casos de lojas onde abrimos outra unidade próxima e tiveram essa taxa menor porque estamos ampliando base pela estratégia de espalhamento de lojas.”
Segundo o CEO, isso consiste em abrir mais lojas na área atual de cobertura — uma segunda ou terceira unidade em áreas populosas — levando a um crescimento da área e dominância local.
A companhia ainda conta que manteve a projeção de 50 aberturas no ano e foram nove no segundo trimestre.
O executivo disse acreditar que o peso dos itens discricionários nas vendas deve crescer ao longo do tempo e isso pode ser positivo para margem.
A Petz teve alta de 34% na receita bruta, para R$ 801 milhões de abril a junho, e o lucro líquido subiu 7,7%, para R$ 26 milhões.
Fonte: Valor Econômico