O Iguatemi registrou um lucro líquido de R$ 38,209 milhões no primeiro trimestre de 2016, o que representa uma queda 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, a receita da companhia cresceu 8%, para R$ 160,4 milhões.
As vendas totais do Iguatemi somaram R$ 2,8 bilhões nos primeiros três meses do ano, alta de 14% ante o primeiro trimestre de 2015, refletindo, entre outros fatores, as expansões inauguradas nos últimos anos e a compra da participação no Shopping Pátio Higienópolis, que passou a integrar os resultados da companhia no terceiro trimestre de 2015. Desconsiderando esta aquisição, as vendas teriam crescido 4,8% no primeiro trimestre.
As vendas “mesmas lojas” cresceram 1,8%, enquanto o indicador de mesmas áreas apresentou alta de 4%. Os aluguéis mesmas lojas e mesmas áreas cresceram 6,5% e 7,4%, respectivamente. Os shoppings que mostraram melhor desempenho de vendas foram o Iguatemi São Paulo, Iguatemi Campinas e Iguatemi Florianópolis.
O crescimento das vendas foi ofuscado por um resultado financeiro negativo de R$ 51,9 milhões, aumento de 84,2% em relação ao obtido nos três primeiros meses de 2015.
Essa piora foi reflexo de uma queda de 35,5% nas receitas financeiras decorrente do pagamento da segunda parcela da aquisição do shopping Higienópolis, no valor de R$ 52,7 milhões e pelo pagamento de juros e amortização referente a segunda emissão de debêntures, no valor de R$ 177 milhões.
O Iguatemi também reiterou suas projeções para 2016, esperando um crescimento 5% a 10% na receita e uma margem Ebtida de 73% a 77%.