Por Victoria Netto | A rede de farmácias Pague Menos cortou a projeção de abertura de novas lojas para o exercício social de 2024, de 120 para 30 lojas. A estimativa anterior era de 20 de outubro de 2022.
As projeções consideram apenas as aberturas brutas, isto é, não levam em conta eventuais fechamentos de lojas. De acordo com a companhia, a decisão de revisão da projeção foi motivada pela priorização de redução da alavancagem financeira da companhia e foco na finalização da integração da Extrafarma.
“A administração da companhia considera que, no cenário atual de elevadas taxas de juros, a otimização da estrutura de capital é prioritária”, diz a Pague Menos, em comunicado.
“É importante considerar que, com a aquisição da Extrafarma, concluída em agosto de 2022, a companhia antecipou de forma relevante seu plano de expansão”.
Contabilizando lojas abertas e adquiridas entre os anos de 2021 e 2023 e a nova projeção para 2024, o portfólio de lojas foi incrementado em 647 unidades — o que representa uma média de 162 lojas por ano. Isso significa um crescimento anual médio de mais de 10% no período, já contabilizando os fechamentos de loja realizados.
“Continuamos acreditando firmemente na geração de valor via abertura de lojas e entendemos que o atual ritmo de expansão é adequado com o objetivo de desalavancagem e correta alocação de capital, levando em consideração o atual cenário macroeconômico”, acrescenta a companhia.
Fonte: Valor Econômico