Por Luana Dandara | O mercado de influenciadores digitais deve dobrar de tamanho até 2027, chegando a movimentar US$ 480 bilhões (cerca de R$ 2,5 trilhões). Essa é a previsão de um relatório do banco Goldman Sachs. Atualmente, o mercado de criação de conteúdo na internet é estimado em US$ 250 bilhões (aproximadamente R$ 1,28 trilhão).
O crescimento é atribuído a um maior investimento de marcas em publicidade digital e à monetização de plataformas de vídeos de curta duração, como o TikTok, que criou um programa de remuneração aos criadores de conteúdo em fevereiro de 2023. O relatório também assinala o aumento do consumo de mídia.
Para Eric Sheridan, um dos responsáveis pela pesquisa, “pessoas com suas próprias marcas são um dos maiores desenvolvimentos da era digital”.
O Goldman Sachs estima, ainda, que o número de criadores de conteúdo deve aumentar de 10% a 20% por ano até 2027. Hoje, existem cerca de 50 milhões de influenciadores digitais no mundo. Entretanto, de acordo com o relatório, apenas 4% desse total são considerados profissionais, o que significa que recebem mais de US$ 100 mil (cerca de R$ 512 mil) por ano.
Na pesquisa, também consta as fontes de receita mais lucrativas para os influenciadores digitais: 68,8% atribuíram a maior parte de seu faturamento a contratos feitos com marcas. Já 7,3% mencionaram o valor recebido diretamente pelas plataformas, enquanto 4,8% disseram que os rendimentos vêm de marcas próprias.
O Goldman Sachs apontou, por fim, que as plataformas com múltiplas formas de monetização são as que mais devem se beneficiar com o crescimento do mercado de influenciadores digitais nos próximos anos.
Fonte: Valor Econômico