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Mais uma rede regional atinge R$ 1 bilhão de faturamento

Com 36 anos em atividade, o grupo deu arrancada nas vendas com a criação de novos formatos e melhoria contínua na operação

Por Sheila Hissa

Há cinco anos, a empresa fluminense Barcelos, baseada em Campos de Goytacazes, atuava apenas com o atacado de distribuição e os supermercados Superbom. Hoje, além desses formatos, atua também com o atacarejo Barcelos Atacadista e a bandeira premium Green Market. O portfólio cresceu em número de estabelecimentos e no alcance do atacado tradicional. Resultado: a soma de todos os negócios garantiu no ano passado o faturamento de R$ 1 bilhão.

“Mesmo com períodos de queda nas vendas em função da situação econômica, sobretudo do Rio de Janeiro onde se observa perdas frequentes no poder de compra, construímos estratégias para aumentar o faturamento” Lucas Barcelos, diretor do Grupo

Mas não foi só crescimento orgânico o responsável por esse avanço. Foi principalmente o acerto na definição dos formatos para públicos e necessidades diferentes e a direção clara projetada para cada bandeira. A diversidade compensou eventuais perdas de um modelo pelo aumento de outro e a sinergia entre os negócios resultou em maior escala de compras e melhores negociações, além de otimização dos custos. A melhoria constante de cada operação também teve peso, acredita Lucas Barcelos, um dos executivos do grupo.

Ele lembra que a parceria com a Fundação Dom Cabral há alguns anos foi importante para conferir governança e profissionalização da companhia. E destaca o apoio da consultoria Evolution na definição do direcionamento estratégico, dos formatos e do sortimento adequado para cada um deles. “Esses foram trabalhos de base importantes que, somados à expertise da empresa, evoluiu para um planejamento estratégico bem estruturado, time forte e engajado, parcerias bem estabelecidas e um bom controle financeiro”, comenta.

Radiografia de cada formato

Superbom (abertura 1997)
14 filiais
65,13% de participação nas vendas 2021
Público B/C

Evolução vendas (com e-commerce)
2017 / 2016:-0,61%
2018 / 2017: 3,81%
2019 / 2018: 8,09%
2020 / 2019: -1,85%         
2021 / 2020: 0,15%

Acertos
Mesmo sofrendo com a concorrência de novos players na região, como Assaí e Atacadão, o modelo foi responsável por 81,7% dos resultados em 2021, sendo a bandeira que mais fortalece a margem Ebitda.

Ações
Trabalha com gerenciamento por categorias, o que tem gerado sortimentos mais assertivos em todas as lojas, inclusive dos outros formatos.
Outro ponto importante, a parceria com a GS Consumo, empresa que ajudou na escolha dos melhores pontos comerciais, na definição do tamanho das lojas e nos estudos de viabilidade. Orçamento com base zero em toda a companhia para um avanço pé no chão, com respeito ao fluxo de caixa.

Planos
Expansão nos próximos anos.

Atacado de Distribuição (abertura 1985)
18,79% de participação nas vendas 2021

Evolução de vendas
2017 / 2016: -14,28%
2018 / 2017: 4,02%
2019 / 2018: 19,55%
2020 / 2019: 19,87%
2021 / 2020: 6,99%

Acertos
Aumento do volume de vendas, eleva o volume de ebtida em valor
Clientes cadastrados saltaram de 2.309 para 3.225 (2018 /2021)
Área de cobertura pulou de 218 cidades para 251 (2020 2021)
Hoje atende todo o RJ, além de cidades do ES e MG
Mix avançou de 700 SKU’spara 3.800 SKU’s (2018/2021), incluindo produtos resfriados

Ações
Criação de pontos de apoio para crossdocking em três cidades

Planos
Fortalecer as áreas conquistadas e aumentar o volume dos clientes em dois anos.

Atacarejo Barcelos (abertura 2020)
1 filial
12,64% de participação nas vendas 2021
Público de baixa e média renda, além de transformadores

Evolução de vendas
119,78% (2021/2020, considerando-se cinco meses completos de 2020)

Acertos
10 mil m2 com amplo sortimento que inclui hortifrútis, padaria açougue (com cortes nobres), lanchonete, soluções para Pet, soluções para automóveis, entre outros.

Planos
Principal alvo de expansão da companhia.

Green Market (abertura 2020)
1 filial
2,62% de participação nas vendas 2021
Público A/B

Evolução nas vendas
86,95% (2021/2020, considerando-se cinco meses completos de 2020)

Avanços
Loja premium com 9  mil SKUs especializada em hortifrútis, produtos para naturalistas e veganos, carnes nobres e diversificadas, padaria, vinhos, cervejas. Trabalha também com mercearia, limpeza, higiene lanchonete e floricultura. Tem cinco self checkouts. Criada para atender demanda de produtos pouco comercializados no interior do país.

Planos
Apresenta resultados, mas formato ainda não está consolidado. Empresa vai aguardar maior amadurecimento para investir na expansão.

Fonte: S.A. Varejo