Por Adriana Mattos | Magazine Luiza e Itaú Unibanco farão aporte de R$ 1 bilhão no braço da financeira LuizaCred, em que são sócios, sendo que R$ 400 milhões foram aprovados em maio. As companhias dividem a capitalização meio a meio, proporcional às suas participações na empresa, conforme informado em teleconferência dos resultados do primeiro trimestre de 2024.
Sobre os R$ 600 milhões restantes, as partes concordaram que vão deliberar um segundo aumento de capital, sendo que cada uma deverá contribuir individualmente com R$ 300 milhões, que será concluído após finalizarem a estruturação de um instrumento de financiamento do Itaú Unibanco.
“São aumentos para suportar retomada do crescimento do negócio, ao mesmo tempo que reduzem o custo de funding e melhoram a rentabilidade da empresa”, informa Magazine Luiza nos resultados do trimestre.
No primeiro trimestre de 2024, a LuizaCred teve uma melhora no resultado bruto por intermediação financeira, com o valor negativo caindo 21%.
O lucro líquido foi de R$ 13,4 milhões, comparado a recuo de R$ 35 milhões um ano antes. No mesmo período, de acordo com as práticas contábeis estabelecidas pelo Banco Central, o lucro líquido foi de R$ 1,6 milhão, comparado a prejuízo de R$ 68 milhões.
O Magalu ainda informou fechou 23 lojas no trimestre por conta de sobreposições de unidades, e não descarta novos encerramentos caso identifique que unidades próximas irão absorver a venda.
Normalmente, varejistas fecham lojas com desempenhos abaixo do esperado ou com prejuízo, após certa tolerância dada, mesmo que as unidades estejam próximas uma das outras, até para se proteger de eventual entrada de concorrente no ponto. Mas o Magalu não fez menção a esse aspecto.
Durante a teleconferência, um analista perguntou sobre a definição de nova alíquota para produtos importados até US$ 50, que tem sido debatida na Câmara dos Deputados, e o CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, afirmou que “ser estrangeiro não pode ser uma vantagem competitiva no Brasil” e que acredita que a questão deva ser discutida e resolvida no Legislativo.
A respeito das vendas de lojas, outro tema recorrente nas conversas hoje, Trajano disse que abril está com melhores vendas que o primeiro trimestre no canal.
Fonte: Valor Econômico