Para atrair cada vez mais o consumidor ao supermercado, mesmo com o avanço das opções de consumo on-line, é necessário melhorar continuamente a experiência de compra. Veja algumas inovações que supermercadistas estão usando para incrementar essa relação no ponto de venda.
De acordo com o relatório Webshoppers 36, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, divulgado em agosto de 2017 pela Ebit, o e-commerce faturou R$ 21 bilhões no primeiro semestre deste ano. Isso representa um crescimento de 7,5% na comparação ao mesmo período de 2016, quando foram registrados R$ 19,6 bilhões.
O número de pedidos aumentou 3,9%, de 48,5 milhões para 50,3 milhões, enquanto o tíquete médio registrou expansão de 3,5%, passando de R$ 403 para R$ 418. O que isso significa?
É preciso agir. Existe, sim, uma expansão no canal on-line de compras, porém, o formato tradicional ainda tem relevância superior com o público. Muitas redes, como a FreshDirect e a Tesco, investem em inovações, que podem fazer toda a diferença com os clientes, e trazer mais conforto e funcionalidades. Confira algumas delas:
Carrinhos para crianças
Para famílias com crianças menores, muitas vezes é necessário entretê-las enquanto as compras são feitas. Em 2016, uma rede de supermercados da região de Denver (EUA), a King Soopers, introduziu carrinhos em forma de carro, equipados com vídeo. Há uma tela dentro de cada carro infantil, que reproduz vídeos como programas do Mickey Mouse, e outra tela com comerciais de 30 segundos sobre os produtos da loja para os pais.
Recompensas em combustível
Muitos supermercados nos Estados Unidos agora beneficiam os compradores com descontos em combustível, com base no quanto é gasto na loja. Por exemplo, o Stop & Shop recompensa com desconto de 10 centavos de dólar por galão na Shell, a cada 100 dólares gastos na loja. Algumas cadeias introduziram ofertas especiais para baixar os preços do combustível ainda mais.
Em abril, por exemplo, a Spartan Stores realizou uma oferta de dois dias e ofereceu 50 centavos de dólar por galão, em até 20 galões, por cada 100 dólares gastos em suas lojas. Normalmente, um comprador teria de gastar 500 dólares para ganhar essa recompensa.
Digitalização sem códigos de barra
A Toshiba criou um novo scanner que reconhece qualquer item na loja, sem a necessidade da leitura por código de barras. O sistema usa reconhecimento de padrões e cores para identificar o produto, e inclui frutas e vegetais, e inclusive com variações como maçãs vermelhas. Isso deixa a compra mais dinâmica.
Checkout automático
A rede de supermercados australiana Coles trabalha com a IBM para instalar etiquetas de rádio em itens de mercearia, que podem ser lidos à medida que o cliente sai da loja, com a conta paga via smartphone a partir do cartão de crédito. A ação é ótima para reduzir o tempo de checkout e evitar filas.
Fonte: Apas Show