Por Thalita Sollazzo | Controlado pelo Grupo Marche com foco no público da classe A, o Empório Santa Maria deve expandir o seu conceito de mercado gourmet. Até o momento, o modelo conta duas unidades – a primeira aberta na Avenida Cidade Jardim e a segunda localizada no piso térreo do Shopping Morumbi, ambas na capital paulista. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Bernardo Ouro Preto, CEO do Grupo Marche, revela que já existem negociações em andamento para novas lojas do empório. “Atualmente, estamos negociando 2 pontos para o Santa Maria, mas são negociações difíceis e longas. Mesmo assim, o plano de expansão é abrir uma loja por ano, mas tem se mostrado muito difícil. Talvez consigamos abrir uma a cada 2 anos”, destaca o executivo.
Expansão St. Marche
Já a bandeira supermercadista St. Marche chegou a 31 unidades e concluiu seu plano de expansão previsto para 2023. Para os próximos anos, já foram mapeados mais de 50 bairros em São Paulo em que a rede não está presente. Segundo o CEO, a intenção é ter unidades da bandeira em todos os bairros da cidade. “Em 2021, a rede começou a acelerar o crescimento. Inauguramos 12 lojas em 24 meses, ou seja, uma loja a cada 2 meses. E o nosso desejo é abrir em média de 4 a 6 unidades por ano daqui para frente. Precisamos estar presentes em Pinheiros, Perdizes e em outros bairros que não estamos”, analisa Bernardo.
A rede visa fechar o ano de 2023 com o faturamento de R$ 1,3 bilhão. “O St. Marche vem crescendo com muita força nos últimos anos. Estamos super entusiasmados com o segundo semestre de 2023, apesar de o primeiro semestre ter sido muito desafiador para o varejo como um todo. Nós terminamos o primeiro semestre de 2023 com um tom muito positivo e as lojas super maduras da rede terminaram acima de 10% de aumento de vendas”, afirma. Para 2024, a rede pretende abrir até 6 lojas, dependendo do cenário econômico do país.
Experiência Omnichannel
Com o intuito de estar presente em todos os lugares onde os consumidores estão, a rede St. Marche pretende continuar investindo no digital, em paralelo à sua expansão física. De acordo com Bernardo, a representatividade do e-commerce é de quase 10%, e no cenário atual de mercado, é fundamental ser omnichannel e acompanhar as tendências de consumo. “O cliente hoje pensa em comprar no online, na loja, nos apps, e comer fora de casa, então é fundamental que estejamos em todos os lugares. Esse é um canal que está crescendo muito, especialmente o site do St. Marche. No início do ano, a gente lançou a adegamarche.com.br, com foco absoluto em vinhos, destilados e cerveja, e está sendo um enorme sucesso e vamos continuar investindo no digital”, finaliza.
Fonte: GiroNews