Twitter Facebook Linkedin
Home » Notícias » Grupo Koch avança em sustentabilidade e ações sociais

Grupo Koch avança em sustentabilidade e ações sociais

Rede de Santa Catarina adota medidas sustentáveis nas construções de novas lojas e na gestão inteligente do chão de loja

Por Redação

Destaque no setor supermercadista brasileiro, o grupo Koch tem conquistado excelentes números nos últimos anos com a abertura de novas lojas das bandeiras SuperKoch, Komprão Koch Atacadista e FarmaKoch, nova marca lançada em 2020, por diversas cidades de Santa Catarina. É nesse promissor contexto que a rede apresenta seu Balanço Social 2020, ano em que registrou um crescimento de 53% em relação à 2019, abriu 5 novas lojas e contratou 2.884 novos colaboradores.

Porém, muito além desses números, o grupo tem apostado em uma gestão de crescimento focada na sustentabilidade e na relação positiva com as comunidades do entorno das lojas, promovendo o fortalecimento da economia local e as ações sociais e ambientais.

Para o Diretor Comercial e de Marketing do grupo Koch, Tiago da Silva, não há mais como dissociar o crescimento da responsabilidade social. “No último ano, o termo ESG ganhou o mundo e é de extrema importância olharmos para isso. Nosso grupo adota estas medidas de Sustentabilidade, Governança e Ações Sociais há bastante tempo e isso está cada vez mais presente em nosso DNA, seja na construção de uma nova unidade até os pequenos detalhes do dia a dia”, destaca.

Sustentabilidade

Um dos destaques do relatório publicado é a sustentabilidade.  Nesse pilar, uma das medidas adotadas pelo grupo Koch é o reaproveitamento de 100%, por meio da reciclagem, de pelo menos três tipos de resíduos produzidos nas lojas. Em 2020, foi feita a reciclagem de mais de 13 mil litros de óleo; 2,3 toneladas de plásticos e papelões; e 223 toneladas de ossos e graxas.

“Esses itens são recolhidos por empresas habilitadas e instaladas nas cidades onde nossas lojas estão localizadas. Assim, conseguimos também fortalecer a economia local, além de beneficiar o meio ambiente”, explica Jeralci Barcellos, gerente de marketing do grupo Koch.  Além disso, em um ano em que 5 novas lojas foram abertas ao público, a companhia fortalece o setor da construção civil mais limpa, utilizando materiais pré-moldados, que podem posteriormente ser reciclados em suas obras.

Outro ponto de destaque é a economia de recursos naturais, com a adoção do reuso e o aproveitamento da água da chuva em algumas lojas. Essa medida é utilizada nos sanitários e na rega das plantas nos jardins, e representou, em 2020, uma economia de 693 mil litros de água.

A utilização de sistemas inteligentes de iluminação dimerizáveis que acionam a luz de forma automática, apenas quando falta claridade externa natural, também tem contribuído com a redução da energia elétrica, com uma economia anual de 159 mil quilowatts-hora.

Responsabilidade Social

A relação com a comunidade é outro valor importante dentro do grupo supermercadista. Os projetos Troco do Bem e Troco Solidário repassam valores doados pelos clientes, com um acréscimo de 5% do valor arrecadado feito pelo grupo Koch, para instituições sociais localizadas nas cidades onde as lojas estão instaladas. “Conseguimos envolver nossos clientes e ajudar as instituições que realmente fazem um trabalho social relevante. Nos orgulha dizer que em 2020 repassamos mais de R$ 484 mil reais que, certamente, fizeram a diferença na vida de muitas pessoas”, destaca Silva.

Já a tradicional Campanha do Agasalho arrecadou 15,5 mil peças de roupas, destinadas para famílias cadastradas nas assistências sociais dos municípios onde as lojas estão localizadas. De acordo com Tiago da Silva, reconhecer esses números é motivo de orgulho, pois a atuação da empresa vai muito além da geração de empregos, visando deixar verdadeiro legado para os moradores de cada um dos municípios.

“Principalmente no âmbito social, pois acreditamos no nosso papel de fazer a diferença na vida das pessoas com projetos como Troco do Bem, Troco Solidário, Campanha do Agasalho e patrocínio a projetos culturais por meio das Leis de Incentivo. Inclusive, por meio dessas Leis, repassamos mais de 1 milhão de reais para projetos que levam cultura e entretenimento para os nossos clientes e suas comunidades.”, destaca Silva.

Vale lembrar que o Grupo Koch preza pela transparência e é auditado pela PWC, empresa britânica referência mundial em auditorias, e que validou todos os esforços em prol de um crescimento sustentável e que valoriza as pessoas e o ambiente.

Fonte: Super Hiper