Nosso Blog já apontou diversas mudanças comportamentais do consumidor nos últimos tempos. Em tempos de desafios econômicos, diferentes canais de consumo cresceram, com foco na praticidade. Porém, uma das ferramentas cruciais para essa transformação do consumidor foi a popularização dos smartphones, que oferece informações e condições de consumo por meio dos aplicativos, e mudou em cheio o comportamento na hora das compras.
A essa “revolução” sem precedentes, o Google deu o nome de “micromomentos”, que se refere à necessidade instantânea de ter respostas rápidas todas as vezes que as pessoas querem ir a algum lugar, saber, fazer ou comprar alguma coisa.
“Isso ajudou os profissionais de Marketing a refletir sobre que momentos da jornada do consumidor eram mais importantes, criou um senso de urgência e inspirou a reavaliação de diversos hábitos e abordagens estabelecidos no mercado — de mensurar resultados, a como oferecer experiências mais relevantes”, explica Lisa Gevelber, VP de Marketing para as Américas do Google, em artigo publicado no blog da empresa. De acordo com a executiva do Google, algumas mudanças do atual comportamento do consumidor são:
Mais exigente
A expectativa do consumidor está lá no alto, quando se fala em experiências instantâneas. Nada mais natural, então, que os consumidores tenham informações customizadas à mão, de acordo com as necessidades. Entretanto, segundo a especialista, o usuário quer sempre mais. “É evidente que as pessoas continuarão esperando por informações cada vez mais úteis, personalizadas e imediatas”.
Consumidor muito bem informado
Os principais aliados dos consumidores, na hora de buscar uma resposta, ou de tomar uma decisão, são os smartphones. E não importa o produto, por exemplo, desde produtos de supermercados até um carro.
Um levantamento com base no Google Search, nos Estados Unidos, por exemplo, indica que as procuras seguidas pela palavra “best” (melhor, em inglês), cresceram 80% nos últimos dois anos.
“De 2015 para cá, as buscas por escovas de dente cresceram mais de 80% no mobile e as buscas por ‘melhor escova de dente’ mais de 100%. Antes dos smartphones, essa pesquisa dava trabalho demais para valer a pena, porém, agora ficou fácil e rápido tomar decisões embasadas, sejam grandes ou pequenas”, explica Gevelber.
Onde o consumidor está
O uso de GPS já está bem aquecido nos últimos anos, todavia, a pesquisa do Google mostrou que a localidade pode ser ainda mais importante do que se pensa. Os usuários de smartphones estão muito mais inclinados a comprar em lojas que trazem informações geolocalizadas.
“O consumidor espera que as experiências digitais sejam criadas sob medida, e inclui resultados geolocalizados, de acordo com o lugar onde estão no momento da busca”, avisa a especialista.
Quando o consumidor deseja
Nos dias atuais, é muito fácil resolver algo, como por exemplo, reservar um restaurante ou comprar alguma coisa, sem a necessidade de uma ligação. Esse tipo de atrativo fez a confiança no dispositivo crescer continuamente.
De acordo com o levantamento do Google, os usuários de smartphones estão 50% mais inclinados a fazer uma compra imediatamente, quando estão usando o aparelho, em relação ao ano passado, por exemplo.
“O mobile trouxe agilidade para a vida das pessoas, que podem se organizar o quanto quiserem com a ajuda dos smartphones, e esperam que as marcas respondam a isso a partir do conhecimento das necessidades e as atendendo imediatamente”.
Conclusão e Tendências
O levantamento conclui que as mudanças do comportamento do consumidor são, realmente, inevitáveis. Porém, as empresas podem se preparar para este momento – e futuro.
“Daqui para frente, as expectativas só aumentarão, pois as pessoas querem mais informações, experiências personalizadas e soluções imediatas. E conforme essas expectativas crescerem, maiores serão os desafios (e as oportunidades) para os profissionais de Marketing”, conclui.
Fonte: Apas Show