SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Estudo traça panorama da logística no e-commerce nacional

Renato Muller by Renato Muller
22 de janeiro de 2018
in Notícias
A A

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce movimentou R$ 59,9 bi em 2017, alta de 12% em comparação a 2016. Apesar dos bons resultados, um dos gargalos do setor tem sido a Logística.

Para mostrar um panorama mais realista sobre esse importante eixo, a ABComm elaborou, em parceria com a Brazil Panels e a ComSchool, a pesquisa “Logística no E-commerce 2017”, que traz uma análise sobre a questão da armazenagem, transporte e manuseio no e-commerce.

Segundo o estudo, os pedidos demoram cada vez mais para chegar às casas dos consumidores. Na capital de São Paulo, o prazo de entrega passou de 3 para 4 dias, na comparação de 2013 com 2017. Outro ponto é o frete, o maior responsável pelos custos logísticos no e-commerce (58,1%).

A pesquisa mostra, ainda, que não houve grande variação no tipo de armazenagem utilizado pelas operações de comércio eletrônico. A maior parte das lojas virtuais ainda prefere fazer sua própria armazenagem (86,1%). Custo mais baixo e maior controle sobre a operação são as principais vantagens. Por outro lado, a baixa elasticidade em datas sazonais e o menor poder de barganha com transportadoras são as principais desvantagens apontadas.

A pesquisa também avaliou o volume de lojas virtuais que trabalham com estoques consignados (dropshipping). Apenas 8,6% delas investem nessa modalidade de estoque com todo o seu catálogo de produtos. Frota própria (12,3%), Transportadora Privada (52,8%) e Correios (80,9%) são os tipos de frota mais utilizados.

Quando perguntados sobre o nível de serviços, a satisfação dos lojistas virtuais brasileiros com os Correios diminuiu drasticamente desta para a última edição do estudo, realizada em 2015: quase metade dos entrevistados (43,9%) considera os serviços péssimos ou ruins. O principal problema enfrentado pelas lojas virtuais frente aos Correios é o atraso na entrega, cujas reclamações aumentaram consideravelmente de 2015 para 2017 (de 71,8% para 78,4%).

Quanto ao principal motivo que leva as lojas virtuais a oferecerem frete grátis, aumento da conversão aparece em primeiro lugar, com 75,8% das respostas, seguido por aumento do tíquete médio (42,2,%) e captação de novos clientes (39,8%).

A internacionalização via e-commerce é uma realidade. Assim como há milhões de consumidores brasileiros comprando em lojas virtuais estrangeiras, aumentou o número de lojas virtuais vendendo para outros países. Cerca de 21,5% das lojas virtuais entrevistadas disseram que já enviaram produtos para o exterior, contra 16% em 2015.

Para a elaboração do estudo, foram coletados 544 questionários válidos no campo online. A amostra é composta por empresas de varejo de bens de consumo e os resultados ponderados de acordo com o porte da empresa. Considerando o universo de 22 mil lojas virtuais ativas no Brasil, a margem de erro da pesquisa é de 6% com grau de confiança de 95%.

Fonte: E-Commerce News

30
Tags: e-commerceestudologística
Previous Post

Customização e click & collect são tendências do varejo

Next Post

Empresas brasileiras perdem R$ 400 bilhões por atender mal o cliente

Conteúdos Relacionados

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
Notícias

“Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s

28 de novembro de 2023
Intenção de compra na Black Friday cresce 29%
Notícias

Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas

28 de novembro de 2023
Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano
Notícias

Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

28 de novembro de 2023
Next Post

Empresas brasileiras perdem R$ 400 bilhões por atender mal o cliente

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas
  • Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • “Méqui Friday nunca foi tão feliz”, diz presidente do McDonald´s
  • Black Friday contraria dados preliminares e fecha com alta em vendas
  • Caem casos de tentativa de golpes na Black Friday deste ano

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.