SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Enjoei diminui prejuízo, perde vendedores e estuda novos negócios

No quarto trimestre, perdas somaram R$ 7,1 milhões e número de vendedores reduziu-se em 45 mil. Neste ano, o plano é vender publicidade na plataforma

SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo by SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
16 de março de 2023
in Notícias
A A
Enjoei diminui prejuízo, perde vendedores e estuda novos negócios

Por Rodrigo Loureiro

Em novembro de 2020, quando abriu capital na B3 e levantou R$ 1,1 bilhão em sua oferta inicial de ações, a Enjoei se tornou uma empresa de R$ 2 bilhões. Nos meses que se seguiram, com a explosão do e-commerce durante a pandemia, a startup atraiu a atenção do mercado e viu seu valor de mercado quase dobrar.

Mas, nos últimos dois anos, as ações da startup, uma espécie de brechó online, caíram mais de 95% e o valor de mercado soma R$ 184 milhões. A queda refletiu o olhar mais cauteloso do mercado para startups deficitárias e que não demonstravam claramente um plano para virar o jogo em meio ao aumenta das taxas de juros.

Nesta terça-feira, 14 de março, a companhia, fundada por Ana Luiza McLaren e Tiê Lima, tenta mais uma vez mostrar ao mercado que seu negócio está rumando em direção à recuperação.

A empresa divulgou seus resultados financeiros do quarto trimestre e do consolidado do ano com melhora em suas margens, ainda que com alguns pontos de atenção.

Se ainda não parece perto de um breakeven – o que a companhia ainda não coloca meta para ser atingido –, as perdas ao menos vem diminuindo. O prejuízo do quarto trimestre foi de R$ 7,1 milhões contra R$ 33,7 milhões no mesmo trimestre de 2021. A receita líquida aumentou 15,8% no período e somou R$ 34,2 milhões.

No consolidado do ano, as perdas somaram R$ 66,5 milhões, queda de 48% ante o exercício de 2021. Já a receita líquida do período de 12 meses foi de R$ 138,9 milhões, alta de 30,9% em relação ao ano retrasado.

“Esse resultado mostra uma fotografia completa do que a gente se propôs a fazer de evolução nas margens”, diz Tiê Lima, em entrevista ao NeoFeed. “Tanto o consolidado anual como os resultados do trimestre já dão uma diretriz do que a gente imagina para 2023.”

Sem dívidas, o Enjoei tinha R$ 309,1 milhões em caixa e outros R$ 20,8 milhões em contas a receber no fim de dezembro. O montante somado é R$ 14,2 milhões menor do que o registrado no terceiro trimestre. Já no período de 12 meses, a companhia queimou R$ 73,4 milhões de caixa.

A Enjoei perdeu 45 mil vendedores da plataforma no último trimestre. Agora, soma pouco mais de 1 milhão de usuários que ofertam seus produtos na plataforma. Já o número de compradores aumentou em quase 30 mil no mesmo período para 1,17 milhão de usuários.

Para Tiê, o rate entre vendedores e compradores está saudável e a queda no número de sellers da plataforma está em linha com o planejamento. “Controlamos o ciclo de acordo com a conjuntura”, diz o CEO do Enjoei. “Aumentamos o número de compradores e reduzimos o investimento em marketing para novos vendedores.”

A expectativa para um aumento considerável na base de vendedores é de que isso ocorra somente daqui alguns meses. Nos próximos resultados, este indicador deve permanecer “estável”, segundo Tiê. Já no segundo semestre, com uma retomada de investimentos em marketing e em incentivos, poderá haver crescimento.

Novos negócios

Para ganhar dinheiro, a Enjoei retém uma comissão de 18% no valor da venda, além de uma tarifa fixa que varia entre R$ 3,50 até R$ 50,00, de acordo com o valor do produto.

Com o lançamento de uma nova versão do aplicativo, que está previsto para ser feito ainda neste ano – mas sem uma data definida –, a Enjoei vai colocar em prática um novo modelo de negócio em que vai explorar também receitas com publicidade de marcas dentro da plataforma.

A expectativa é de que essa nova frente, aliada com as receitas de serviços financeiros do Enjubank – a frente do negócio em que o usuário troca créditos obtidos com as vendas de seus produtos por descontos em compras em lojas como Farm e OQVestir –,represente uma fatia de 10% da receita da companhia ao longo do próximo ano.

“Com uma margem de contribuição na casa de 90%, isso vai me dar uma alavancagem de margem absurda”, diz Tiê. Questionado sobre quanto esse esforço representou no quarto trimestre, o executivo foi direto: “nada”.

Em outra iniciativa, a Enjoei está desenvolvendo e ainda sem previsão de lançamento um modelo semelhante ao do Mercado Livre. Neste, a startup entende que pode ganhar dinheiro ao permitir que os vendedores possam posicionar melhor os seus anúncios nas buscas e oferecer condições facilitadas de pagamento.

Fonte: Neofeed

77
Previous Post

Natura &Co diz que serviço The Body Shop At Home teve desempenho pior que o esperado após pandemia

Next Post

Assaí avança em novo modelo de governança após oferta de ações

Conteúdos Relacionados

No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma
Notícias

No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma

7 de dezembro de 2023
No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG
Notícias

GPA quer reduzir queima de caixa e focar bandeira Minuto Pão

7 de dezembro de 2023
No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG
Notícias

No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG

7 de dezembro de 2023
Next Post
Assaí avança em novo modelo de governança após oferta de ações

Assaí avança em novo modelo de governança após oferta de ações

Posts recentes

  • No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma
  • GPA quer reduzir queima de caixa e focar bandeira Minuto Pão
  • No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • No Mercado Livre, 25% dos vendedores obtêm mais da metade da receita com a plataforma
  • GPA quer reduzir queima de caixa e focar bandeira Minuto Pão
  • No Carrefour, a nova cara (e as novas margens) pós-BIG

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.