O Brasil está mais perto de Portugal à partir deste fim de semana, em Lisboa e no Porto. Durante quinze dias, os consumidores poderão comprar produtos brasileiros na rede de supermercados El Corte Inglés. No total, estão sendo comercializados mais de 400 produtos, como tapioca, pão de queijo, açaí, maracujá, seriguela e água de coco.
O evento inaugural no espaço dedicado aos alimentos brasileiros, na última sexta-feira (2), no El Corte Inglés, em Lisboa, contou com a presença do Conselheiro da Embaixada do Brasil, Pedro Paulo d’Escragnolle-Taunay. Para ele, o interesse dos portugueses pelo Brasil mostra o quanto o país “está na moda” na Europa. “Hoje em dia você tem um movimento de investidores brasileiros aqui, vindo se instalar, abrindo empresas, bem como estudantes brasileiros em grande quantidade. Há um movimento muito grande de Brasil em Portugal”, comemora.
Segundo d’Escragnolle-Taunay, os portugueses adoram produtos brasileiros, como tapioca e açaí. “É uma maravilha ter os produtos brasileiros, da terrinha aqui pra gente comprar”, reitera.
Despertar o interesse do consumidor
Já para Alex Figueiredo, responsável pelo Escritório Europeu da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o principal objetivo é levar produtos brasileiros para mais perto do consumidor. “Cada vez mais a nossa intenção é trazer produtos inovadores, saudáveis, como a tapioca, por exemplo, despertando cada vez mais o interesse dos estrangeiros para o produto brasileiro. Nestes 15 dias vamos tentar trazer um pouco de Brasil aqui pra Portugal”, explica Alex.
Mas a tarefa de levar as especiarias tupiniquins para a Europa não é fácil, ressalta Nuno Marques, Gestor de Produtos do El Corte Inglés. “No fundo, tentamos, em um pequeno espaço, ter uma representação do Brasil – o que não é fácil pois o país é muito grande, tem muitas tradições diferentes em cada Estado.”
Além dos portugueses, os brasileiros que vivem em Portugal também comemoram. “Para quem é do Brasil, ver esses produtos aqui enche os olhos e a alma”, diz o chef de cozinha Anderson Sousa.
Fonte: RFI