72% dos estabelecimentos comerciais brasileiros consideraram importante o uso de soluções como IA
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O fato dos e-commerces terem caído no gosto dos consumidores, seja por conta das restrições impostas pela pandemia ou pela comodidade, já não é mais novidade. Mas será que os comércios varejistas e demais segmentos tem conseguido acompanhar o ritmo desses novos hábitos?
Passado mais de um ano de pandemia, o que já é possível comprovar é que 72% dos estabelecimentos comerciais brasileiros (quase o dobro da porcentagem dos outros mercados analisados, como Reino Unido, Estados Unidos e Austrália) consideraram importante o uso de soluções como Inteligência Artificial (IA) para apoiá-los nesta jornada.
O estudo realizado pela Cybersource, solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais junto à PYMNTS.com, mostra que o crescimento das compras pelos canais digitais no Brasil, que somente no período de março a dezembro de 2020 foi de 33%, se deve principalmente à aderência cada vez maior por parte dos consumidores jovens e de alta renda. E isso traz implicações significativas para os estabelecimentos comerciais, que precisam estar mais focados em oferecer as melhores experiências de compra.
Para 62% dos estabelecimentos comerciais pesquisados, a prioridade está em melhorar os serviços de retirada dos produtos nas lojas – dentro delas ou na porta. A opção de compras via mobile também faz parte das prioridades: 49% dos lojistas planejavam implementar essas mudanças em seus estabelecimentos comerciais. Isso é reflexo do aumento da adoção dos dispositivos móveis por parte do consumidor brasileiro, que já representa 20% do uso de dispositivos móveis para fazer compras, ou seja, o dobro do número de pessoas que continuam usando os computadores com essa finalidade.
“Por todos esses fatores, a análise indica forte interesse dos estabelecimentos comerciais em implementar cada vez mais soluções como Inteligência Artificial, como meio de acelerar o processamento de informações e proporcionar as melhores entregas de serviços e produtos. Eles já entendem que essas soluções trazem benefícios aos negócios, uma vez que possibilitam a melhor compreensão dos hábitos e interesses de seus clientes, e passarão a ter acesso às análises mais consistentes sobre as jornadas de compras, aprimorando seus sistemas. A baixa satisfação dos consumidores com as opções atuais de comércio entre os canais, apontada no relatório, também acendeu um alerta para que inovações estejam em suas agendas, investindo no atendimento de pedidos via mobile e nas retiradas dos pedidos nas lojas, canais considerados prioritários”, explica Fernando Pantaleão, vice-presidente de Vendas e Soluções da Visa do Brasil.
O que os consumidores mais priorizam?
Os clientes ouvidos pela mesma pesquisa mostraram-se mais propensos a valorizar os atributos relacionados às facilidades de compra. Eles indicaram, quase duas vezes mais que os comerciantes, suas preferências pelo acesso aos benefícios como frete grátis (13% dos consumidores versus 7% dos estabelecimentos comerciais), códigos promocionais (11% versus 5%) e recompensas (10% versus 5%).
Quanto aos meios de pagamentos, as preferenciais dos consumidores continuam sendo o cartão de crédito, com mais de 62% dos consumidores brasileiros relatando usar esse meio para os pagamentos online. E no varejo físico, os cartões de crédito e débito, que somam quase 55% da preferência, enquanto 31% continuam utilizando o dinheiro em espécie.
“É visível que os hábitos e preferências de compra dos consumidores estão mudando em meio às mudanças sociais e econômicas. Com isso, os estabelecimentos comerciais precisam estar conectados às circunstâncias financeiras únicas do Brasil, sendo capazes de desenvolver estratégias digitais para navegar neste cenário em constante evolução e oferecer as melhores experiências, cada vez mais digitais”, afirma Pantaleão.
A pesquisa foi realizada com 2.105 consumidores de todo o Brasil, além de envolver 502 estabelecimentos comerciais locais, durante o ano de 2020.
Fonte: Super Varejo