“O foco é aprimorar cada vez mais o atendimento ao cliente”, diz o presidente da rede, Modesto Araujo Neto
Por Redação
Depois de investir cerca de R$ 50 milhões na abertura de 30 lojas em 2021, a Drogaria Araujo pretende aportar até R$ 100 milhões em 50 novos pontos de vendas neste exercício.
Ao todo, já são 300 unidades distribuídas entre mais de 45 cidades de Minas Gerais, especialmente na Capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Cidades polo do Norte do Estado e de regiões como Triângulo e Vale do Aço estão no radar da rede para 2022.
A expectativa é de que cada loja gere em torno de 30 empregos diretos. Ou seja, pelo menos 1.500 postos de trabalho diretos serão criados. Atualmente, a rede já conta com 10 mil funcionários. As informações são do presidente da rede de farmácias, Modesto Araujo Neto.
Expansão
Sobre a expansão para outros estados, o empresário mantém o argumento de que não faz parte dos planos da empresa.
“Não queremos quantidade de lojas, queremos qualidade de faturamento. Não adianta sair abrindo unidades no Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador, e depois ter que fechar. Por enquanto, focamos em explorar Minas Gerais, onde já conhecemos a legislação e os custos”, justifica.
Hoje, a rede está presente nas regiões Central, Noroeste, Oeste, Sul e Zona da Mata em Minas Gerais.
Ampliação e modernização
De acordo com Modesto, além das novas lojas, a empresa também vai seguir investindo na ampliação e modernização dos pontos já existentes. Ao todo, no ano passado, 50 unidades receberam investimentos em reforma e expansão.
“O foco é aprimorar cada vez mais o atendimento ao cliente”.
A partir da mesma premissa, a rede aportou outros R$ 35 milhões, no decorrer dos últimos dois anos, na implementação do SAP S/4 Hana, solução de gestão integrada (ERP) em vistas de transformar todo o back office da empresa. A virada ocorreu efetivamente na última semana.
“Fizemos a parceria com a SAP em 2019 e implementamos o software entre 2020 e 2021 sem quaisquer interferências nos processos, graças à nossa competente equipe. Não perdemos nenhuma venda e agora está tudo integrado, otimizando ainda mais nossa gestão de forma mais segura e racional”, reforça.
Desempenho dos negócios da Drogaria Araujo
Os negócios da Drogaria Araujo seguem a todo vapor. A rede encerrou 2021 com faturamento de R$ 3 bilhões e o Ebitda (lucro líquido antes do Imposto de Renda, contribuição social, despesas financeiras líquidas, despesas de depreciação e amortização) da Araujo foi o maior do Brasil em percentual, de acordo com dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
“Temos uma gestão eficiente, enxuta, com uma equipe competente e comprometida”, avalia. E para o atual exercício as expectativas também são positivas. É esperado um avanço de 15% no faturamento. Caso a projeção se confirme, a Araujo deverá encerrar 2022 com resultado de R$ 3,45 bilhões.
Fonte: Guia da Farmácia