Por Rennan Setti | O Grupo Trigo, dono de marcas como Spoleto, Koni e Gurumê, decidiu acelerar a expansão do Gendai, rede de comida japonesa com perfil mais tradicional que foi comprada no fim de 2021 junto com o China in Box. A meta é ampliar o rol de capitais com restaurantes da rede, com foco principalmente em shoppings de grande circulação.
O plano prevê encerrar o ano com 85 unidades, contra 62 no início do ano — um crescimento de 37%. (Hoje, são 66 restaurantes; à época da aquisição, eram 49). Forte em São Paulo, mas presente em 11 capitais, a rede acaba de entrar em Curitiba e planeja chegar nas praças de Belo Horizonte e Florianópolis nos próximos meses.
— No pós-pandemia, a expansão da rede ficou estagnada, mas a aquisição pelo Grupo Trigo nos deu musculatura para retomá-la. Agora, voltamos a mirar os melhores shoppings das grandes cidades — diz Gilberto Ohara, diretor de marca do Gendai que está no negócio há três décadas.
Culturas asiáticas
Segundo Ohara, em tempos de dorama e K-pop, há demanda latente por produtos e experiências ligados à cultura asiática. No caso da comida japonesa, o argumento da saudabilidade também joga a favor.
— Diversas das nossas marcas, como Gendai, Koni, China in Box e Gurumê, navegam nessa tendência — explica o executivo, cuja ascendência é japonesa.
No ano passado, o faturamento total da rede do Gendai foi de R$160 milhões; para este ano, a meta é bater R$ 200 milhões.
— A gente vem crescendo de 8% a 11% ao ano no parâmetro “vendas nas mesmas lojas” (que desconsidera o impacto da expansão do número de unidades) — acrescenta o executivo.
O Grupo Trigo opera essencialmente franquias. No caso do Gendai, apenas duas unidades são próprias e serão convertidas em franquias nos próximos meses. (No momento da aquisição, eram nove). O investimento inicial do franqueado é de R$ 600 mil, com taxa de franquia de R$ 60 mil. De acordo com a companhia, o faturamento mensal médio de um restaurante da rede é hoje de R$ 266 mil, com retorno do investimento em intervalo entre 25 e 35 meses.
Fonte: O Globo