Por Paulo Gratão | Com a consolidação de seu formato de óticas que vendem óculos de grau, a Chilli Beans vai colocar a mão no bolso e o pé no acelerador para abrir 400 lojas desse tipo nas ruas até 2025. A notícia foi revelada em primeira mão a PEGN. De acordo com Caito Maia, fundador da marca, a expectativa é que a frente represente 50% do faturamento do grupo em até quatro anos.
Os óculos de grau chegaram de forma tímida ao portfólio da Chilli Beans. primeira ótica foi aberta antes da pandemia, em 2019. Na época, o produto representava cerca de 20% do faturamento total da marca.
Atualmente, a Ótica Chilli Beans têm 300 lojas em funcionamento, sendo 10% em pontos de rua. “Até o fim do ano, vamos terminar de inaugurar unidades em shopping centers que consideramos interessantes. E não vamos parar de crescer”, aposta Maia.
De acordo com ele, a maior parte das unidades será aberta por empreendedores que já estão na rede, o que deve ajudar a acelerar o período de adaptação. A empresa tem negociado uma linha de crédito com juros reduzidos e pretende injetar R$ 10 milhões no chamado Plano 400, projeto de ampliação da marca. O valor diz respeito a estrutura de expansão e investimento em mídia localizada, por meio de geomarketing.
As franquias de rua da Ótica Chilli Beans devem demandar um investimento inicial de cerca de R$ 190 mil. As operações terão vitrines maiores — para chamar a atenção do consumidor — e oferecerão preços mais acessíveis de armações e lentes. A comunicação terá foco importante em promoções.
Maia diz que as lojas podem fechar parcerias com clínicas e oftalmologistas, como acontece com o mercado mais pulverizado de óticas, mas que agirá com “zero informalidade”. Uma das intenções com a expansão para a rua, inclusive, é ajudar a profissionalizar o mercado.
“O nicho de rua bate forte em preço. Se tivermos um atendimento de qualidade, como já fazemos hoje, abordando a questão estética dos óculos, dizendo o que combina com rosto, cor do cabelo, por exemplo, entregaremos valor”, comenta. Ele ainda ressalta que as lojas “não têm nada trancado”: o consumidor pode manusear e experimentar os óculos que preferir.
A projeção é que a Chilli Beans fature R$ 1,4 bilhão neste ano. As óticas devem representar 30% a 35% do montante, mas a ideia é que o índice cresça para 50% nos próximos quatro anos, quando a rede pretende atingir a marca de 1 mil unidades em funcionamento.
Atualmente, a maior franquia de óticas do Brasil é a Óticas Carol, de acordo com ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca, controlada pela Luxxotica, tinha 1,4 mil operações em 2023, segundo a listagem. Em seguida, vem a Óticas Diniz, com 1.207 lojas. A Chilli Beans aparece em terceiro lugar, com 800 lojas vermelhas, 300 óticas e 70 Eco Chilli.
As 400 óticas que a Chilli Beans quer abrir até 2025 devem ficar espalhadas por todo o Brasil, o que Maia considera uma estratégia importante para caminhar rumo à liderança do mercado. “Hoje, as principais redes são mais regionais. Nós aprendemos a crescer no Brasil todo”, diz.
Fonte: PEGN