Por Paulo Gratão | Depois da aceleração nas vendas digitais e na venda direta, a Cacau Show vai apostar em um novo canal de distribuição de produtos para alavancar o faturamento das franquias: vending machines. As “Machines Shows” foram desenvolvidas em parceria com a empresa Sonda Tecnologia e serão oferecidas apenas para os atuais franqueados da rede. A expectativa é instalar 150 máquinas ainda em 2024. A notícia foi antecipada a PEGN.
A primeira máquina de autoatendimento da Cacau Show foi instalada há cerca de 15 dias no centro comercial Elev Shopping Brás, na região central de São Paulo. Hoje já são cinco unidades em funcionamento. De acordo com Arlan Roque, diretor de expansão da Cacau Show, 49 contratos já foram assinados, e as novas unidades devem começar a ser instaladas entre 45 e 60 dias.
A ideia é levar as vending machines para pontos em que a rede ainda não esteja presente, como galerias comerciais, supermercados, aeroportos, hospitais e grandes condomínios corporativos, além de estações de metrô e terminais de ônibus, por exemplo. No entanto, também é possível que franqueados expandam a atuação em shopping centers que permitam mais de uma operação, por exemplo.
De acordo com Roque, a iniciativa tem o objetivo de dar sequência à evolução de canais alternativos da marca, que ganhou força em 2020, com o fechamento das lojas físicas, imposto pela pandemia de covid-19. De lá para cá, a Cacau Show investiu no aprimoramento das ferramentas digitais e da venda direta.
“Seguimos nesse caminho de proporcionar ao franqueado novos meios de fazer renda, além da loja física. Temos muito espaço para crescer”, diz o executivo. De acordo com ele, a complexidade da operação será apenas a reposição dos produtos.
Os franqueados interessados pagarão um aluguel mensal de R$ 1.540 para o uso da vending machine, mais o aluguel do espaço, que deve ocupar cerca de 1,5 m². É estimado que cada operação traga um faturamento entre R$ 7,5 mil e R$ 14 mil por mês, com uma margem de lucro de 16% a 34%. Para efeito de comparação, as lojas têm uma margem de lucro de 12% a 15%.
Hoje, a Cacau Show tem cerca de 4,4 mil lojas abertas, e a ideia é que as marcas comecem a ser instaladas na região Sudeste. Há uma lista de cerca de 180 interessados, que deverão passar por alguns crivos: o objetivo é que sejam empreendedores com alta performance, para conseguir trazer resultados com a operação e inspirar novas aberturas.
Roque diz que a ideia é crescer aos poucos, entendendo a aceitação do consumidor, mas que estudos internos mostram a possibilidade de instalação de 5 mil vending machines em todo o país.
Em um primeiro momento, a ideia é que a máquina trabalhe com trufas, tabletes, biscoiteria, marshmallows e drageados da Cacau Show, mas já há estudos para o futuro que incluem as linhas de gelatos – e até uma eventual venda de ovos de Páscoa por meio do canal. “A máquina não derruba o produto. Tem uma plataforma que sobe, retira o item e entrega para o cliente”, diz.
Roque afirma que todo o investimento para o desenvolvimento do negócio foi feito pela fornecedora, a Sonda Tecnologia, e que as máquinas têm capacidade para se manter refrigeradas, mesmo em temperaturas mais elevadas. “Ela consegue ficar em um ambiente fechado, por mais calor que esteja, e assim conseguimos garantir a qualidade”, diz.
Fonte: PEGN