Conhecido como cross-border, a compra e venda de produtos em sites estrangeiros ganha cada vez mais apelo no Brasil. Se por um lado os consumidores daqui se mostram abertos para compras em sites internacionais, por outro, ainda há dificuldade de emplacar o caminho inverso.
A análise foi apontada em um estudo desenvolvido pelo eBay, uma das maiores plataformas de vendas do mundo. Segundo o material, os vendedores nacionais dedicam de 1 a 3 dias por semana em operações online, enquanto os vendedores estrangeiros dispendem entre 6 e 7 dias.
O levantamento aponta ainda que os setores de moda e eletrônicos têm o maior apelo para vendas, mas o crescimento da exportação de nossos itens ainda é represado pelo pouco conhecimento e experiência do vendedor para operar este tipo de negócio.
“Esta pesquisa ajuda a entender melhor as necessidades, desafios e oportunidades que os vendedores brasileiros têm, mas também mostra que há uma grande margem de crescimento e competitividade, especialmente no comércio internacional”, diz o gerente de desenvolvimento de negócios e exportações da eBay Latin America, Xavier Aguirre.
Um exemplo disso é o fato de que 75% das vendas virtuais feitas em solo brasileiro são de sites nacionais. Com relação aos vendedores, o tempo médio de pessoas que realizaram vendas internacionais online é de 2,5 anos. “A maioria dos vendedores faz isso para expandir seus negócios e aumentar sua renda”, detalhava o estudo da companhia.
Entre os varejistas virtuais que atuam fora do Brasil, o principal motivo para entrada em novos mercados é o entendimento de que o produto tem apelo em regiões como América do Norte, América Central além da Europa.
Sobre os desafios para que uma operação virtual atravesse os mares, a pesquisa revela o temor dos potenciais vendedores com questões como pagamento, garantias de entrega, precificação e credibilidade. “O eBay é muito importante para desenvolver as tecnologia e ferramentas que nossos vendedores precisam para se comunicar, crescer e prosperar.”
Fonte: DCI