Empresa pretende abrir 50 lojas este ano, entre expansão orgânica e conversões dos pontos comerciais adquiridos do Extra Hiper em 2021
Por Larissa Varjão
O Assaí Atacadista pretende abrir 50 lojas este ano, entre expansão orgânica e conversões dos pontos comerciais adquiridos do Extra Hiper em 2021. “Já inauguramos, até o momento, lojas em importantes cidades do Norte (como Belém e Porto Velho) e Nordeste (Salvador), além do interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Em junho, inauguraremos nossas primeiras unidades em Teixeira de Freitas (BA) e Betim (MG)”, conta Anderson Castilho, Vice-Presidente de Operações do Assaí Atacadista, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Além disso, a rede está ampliando os seus serviços com operações de padaria, peixaria, frios fatiados, empório de frios e adega de vinhos. “Essas são algumas das novidades que serão incorporadas às novas lojas de acordo com a aceitação do público de cada cidade e de cada bairro.”
Evolução do Formato
Com as mudanças de mercado, o Assaí investiu fortemente na adequação de suas lojas nos últimos dez anos. Foram feitas mudanças tanto na ambientação, criando corredores mais largos, lojas maiores e aprimorando a iluminação; quanto em serviços, como a criação de uma seção de açougue e de estacionamentos maiores. “Aumentamos de 6 mil para mais de 9 mil produtos cadastrados, trazendo uma variedade de marcas regionais e novas opções para atender o nosso público.” Desde a cisão com o GPA, a ampliação da presença digital também ganhou força no cash & carry. “Atualmente, consumidores de 55 cidades, de 17 estados, podem fazer suas compras via aplicativo da Cornershop by Uber ou Rappi”, explica o VP. A parceria, iniciada em agosto de 2021, conta com vendas atingindo patamares 6x superiores ao início do roll-out. “Em breve teremos outras alternativas aos clientes”, antecipa.
Novidades e Mudanças de 2021
Em 2021, além da compra dos 70 pontos comerciais do Extra Hiper, o Assaí abriu 28 lojas e cresceu cerca de 15% em faturamento, de acordo uma análise do Ranking ABRAS feita pelo Jornal Giro News. “Acredito que o crescimento do Assaí envolve a resiliência do nosso negócio, os preços competitivos, a experiência proporcionada por nossas lojas e o engajamento e alta capacidade de execução de nossos colaboradores e colaboradoras”, garante o executivo. A agenda de Diversidade e Inclusão também foi um dos focos para o ano. O número de colaboradores negros em cargos de liderança cresceu 4% em relação a 2020, chegando a 45% do total. Já o percentual de mulheres em cargos de liderança atingiu 26%.
Fonte: GiroNews