Por Mariana Barbosa | As marcas asiáticas fazem barulho nas redes mas, na lembrança do consumidor, são as varejistas com presença no mundo real que se destacam. É o que mostra a pesquisa Branding Brasil da agência anacouto, que identificou o Assaí Atacadista como a varejista mais lembrada pelos consumidores brasileiros, com 22% de representatividade.
Americanas, Magazine Luiza e Carrefour estão empatadas na segunda posição, com 15% de representatividade cada. A lista das 10 marcas mais lembradas inclui ainda Casas Bahia, C&A, Riachuelo, Renner, Extra e Pão De Açúcar.
O estudo avaliou as 20 marcas de varejo físico e digital mais lembradas pelos brasileiros e também o poder e a relevância de cada marca. Foram entrevistadas 2.520 pessoas entre julho e agosto deste ano. O estudo contou ainda com dados da ferramenta de gestão de valor de marca da anacouto, o Valometry, que avalia métricas de marca, negócio e comunicação.
— Varejistas que vendem produtos do dia a dia — que são de consumo imediato, são comprados preferencialmente em lojas físicas — continuam sendo as marcas mais presentes na mente do consumidor. A Americanas, apesar dos problemas enfrentados nos últimos tempos, continua no imaginário dos brasileiros — avalia Ana Couto, CEO da agência anacouto.
Mas o varejo digital, contudo, sai na frente na avaliação de satisfação do cliente. Quase 90% dos entrevistados se dizem satisfeitos com o atendimento dos marketplaces, enquanto o índice de satisfação para redes físicas de supermercados, magazines e varejistas de moda é de 80%. — E-commerces, por oferecerem pacote de serviços e proximidade com os usuários, garantem alta fidelização e satisfação. Os marketplaces conseguem oferecer preços mais atrativos com alta conveniência, proporcionando compras através de um clique e entregas expressas no mesmo dia. Gamificação, personalização através de algoritmos e criação de comunidade também contribuem para esse resultado — explica Ana Couto.
O preço segue como o atributo que mais pesa na decisão de compra — para as classes C, D e E. Apenas entre os consumidores da classe A, o preço é menos relevante que a marca.
Em relação ao nível de satisfação, a Amazon e o Mercado Livre lideram entre todos os varejistas, físicos e virtuais, com 91% dos clientes se dizendo muito satisfeitos. Depois vem Shopee, com 88% dos clientes muito satisfeitos.
Fonte: O Globo