Starbucks e Facebook completam o ranking das 20 marcas que despontaram neste ano
Ainda que o Google lidere o ranking BrandZ das marcas mais valiosas, avaliado em 229 bilhões de dólares e com crescimento de 32% no valor de marca, a Amazon é o grande destaque entre as que arrancaram e ganharam várias posições no ranking. Conhecida pelo site de e-commerce, a Amazon cresceu 59% em valor de marca, arrematando a 7ª posição no ranking global e o 1º lugar entre as marcas que mais cresceram. O AWS, negócio de hospedagem na nuvem da Amazon, teve um aumento de 70% nas vendas e hoje representa 7% da receita total da Amazon, que continua expandindo seu alcance para outras áreas de negócio, como logística e criação de novos produtos, como o Echo.
Na sequência, o Starbucks se destaca com um crescimento de 49% em valoração da marca. Entre as grandes mudanças feitas pela rede de cafeterias estão a criação de bebidas que misturam café expresso com outros ingredientes e a inclusão de um maior catálogo de bebidas frias, como cafés e chás gelados. O Facebook, 5º colocado no ranking global, aparece com destaque por ter apresentado crescimento de 44% em relação ao ranking do ano passado, motivado principalmente pela receita de publicidade em dispositivos móveis, que responde por 77% da receita da marca.