A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou nesta segunda-feira a plataforma Meu Mercado em Casa, um portal de e-commerce desenvolvido para atender a pequenos e médios varejistas do setor. O projeto é uma parceria da entidade com a Unilever. De início, a ferramenta conta com a adesão de uma centena de empresas de São Paulo. Os primeiros resultados serão conhecidos dentro de três meses, explica Julio Campos, vice-presidente da multinacional.
— É um projeto que conecta o consumidor ao mercado que costuma frequentar. E também ajuda ao varejista a chegar a mais clientes. É uma ferramenta que funciona como um benefício para a indústria, as associações do segmento, o varejo e também o cliente — disse ele, destacando que a Abras liderou a implementação da ideia.
Na prática, o Meu Mercado em Casa funciona como um marketplace para os pequenos mercados, que podem fazer da plataforma seu braço digital em vendas para o consumidor. A ferramenta foi desenvolvida para atuar regionalmente, mas de forma direcionada, com uma gama de serviços ao varejista e ao consumidor.
— O consumidor digita seu CEP no sistema e tem acesso a um menu de opções de mercados perto do endereço dele. Isso também permite à indústria mapear a demanda do consumidor, entender exatamente o que ele busca. Com a vantagem de oferecer ainda um atendimento dedicado — destacou Patrícia Amaro, diretora de e-commerce da Unilever.
Sem abrir números de investimento ou adesão à plataforma, Campos garante que, para o varejista, o Meu Mercado é uma ferramenta de baixo custo e que traz a possibilidade do empresário ampliar receita. O Sebrae, continua ele, se comprometeu em oferecer treinamento voltado para o comércio eletrônico para os pequenos e médios empresários do setor no país.