Grupo prevê ano de mercados voláteis e menor visibilidade no cenário mundial
A Dufry, varejista suíça que opera em mais de 60 países em todo o mundo, registrou um prejuízo de 79,3 milhões de francos suíços, ou US$ 80 milhões, em 2015. O resultado é uma reversão dos lucros de 51,2 milhões de francos suíços (US$ 51,7 milhões) vistos no ano anterior.
Segundo o balanço divulgado à imprensa, a receita líquida da companhia totalizou 6,13 bilhões de francos suíços no ano passado, o que representa um aumento de 46,29% em comparação aos 4,19 bilhões de francos suíços registrados em 2014.
De acordo com o relatório, os resultados foram impactados pela volatilidade cambial das moedas nos mercados emergentes, que reduziu o poder aquisitivo de consumidores em determinados países emergentes, notavelmente os brasileiros e russos. Em 2015, a Dufry concluiu a integração da Nuance e a aquisição da World Duty Free, além da inauguração de 189 novas lojas, que agregaram mais 18.700 m² a sua área total de vendas.
“Ao mesmo tempo que essas aquisições nos permitiram alcançar novos níveis de crescimento, elas também criaram a necessidade de mudanças estruturais e organizacionais. O ano de 2016 começou mostrando a continuidade da volatilidade dos mercados, reduzindo a visibilidade. Ainda assim, nesse ano, o crescimento adicional deverá ser impulsionado principalmente pela tendência mundial positiva para o setor de varejo de viagem, com expectativa de um número crescente de passageiros estimado em 6% para esse ano”, comentou em nota Julían Díaz, CEO do Grupo Dufry.