Por Helena Benfica | O potencial do mercado pet tem chamado a atenção até de quem não é nativo desse segmento, como o Grupo Boticário. No fim do ano passado, a companhia lançou o piloto da Au.Migos Pets, marca de cuidados para animais de estimação. Finalizado o período de teste, o foco agora é escalar, fechando 2024 com presença em mais de 4.600 pontos de venda, incluindo lojas próprias (físicas e virtuais) varejistas e pet shops.
Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário, afirma que a decisão reflete o comportamento do consumidor, que tem investido cada vez mais no cuidado com os pets, bem como o desejo da marca em extrapolar a atuação em beleza e cosméticos e expandir seu portfólio.
De acordo com o Instituto Pet Brasil, o segmento de Pet Care faturou quase R$ 4 bilhões no quarto trimestre de 2023, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2022.
Grupo Boticário no mercado pet
Lançado em outubro do ano passado, o projeto-piloto da Au.Migos Pets foi o primeiro passo do grupo nesse segmento. Ao longo de 4 meses, os produtos foram disponibilizados em 139 pontos de venda, sendo 122 lojas e 17 espaços do revendedor. O objetivo inicial era apresentar a novidade para franqueados, revendedores e consumidores.
A companhia considerou a iniciativa bem-sucedida e agora quer expandir o alcance para mais pontos em todo o país. A meta para este ano é que os produtos da marca estejam disponíveis em 600 pontos de venda B2B, incluindo pet shops, lojas e megalojas, além de mais de 4 mil lojas O Boticário e o marketplace Beleza na Web.
O portfólio conta com oito produtos, incluindo shampoos secos e úmidos, condicionador, limpador de patas e colônias, e o preço dos itens varia de R$ 39,90 a R$ 59,90.
Alavancas de crescimento
Apesar do entusiasmo, esse não deixa de ser um mercado novo para a companhia, o que implica em desafios para se diferenciar da concorrência e conquistar espaço no mercado.
Para isso, Gomide confia na expertise do grupo no segmento de cosméticos, bem como na robustez do canal B2B, frente de negócio que dobrou de tamanho em 2023. “Trata-se de um movimento bastante estratégico para o grupo, que busca oferecer soluções completas de beleza e bem-estar, permitindo uma proximidade ainda maior com seus consumidores, além da abertura de espaço para alcançar novos públicos”, afirma.
O anúncio acontece logo após o Grupo Boticário apresentar um resultado expressivo de R$ 30,8 bilhões de vendas totais em 2023, alta de 30,5% ante o ano anterior e quase o dobro do registrado em 2021. Desse total, cerca de 26% foram relativos a produtos lançados há menos de um ano.
Fonte: Valor Econômico