Diario de Pernambuco
Publicação: 20/03/2015 09:32 Atualização:
Pelé fez mais um gol de placa. Desta vez, fora dos campos. O Rei do Futebol fez uma tabelinha com a rede de fast-food norte-americana Subway, em uma campanha de anúncios, e ultrapassou a gigante McDonald’s em número de unidades em operação no Brasil. A parceria rendeu à Subway a liderança do segmento no país.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a virada no placar foi possível em 2014, após a Subway contratar Pelé como garoto-propaganda. O maior jogador de futebol de todos os tempos teve, inclusive, um reforço de peso: o ex-nadador Michael Phelps, dono de vários recordes olímpicos na natação.
A Subway já é líder mundial no segmento desde 2011, mas a diferença para os americanos é mínima. No Brasil, a Subway informa manter 1.817 unidades abertas, contra 1.777 do McDonald’s, segundo dados atuais das franquias. Em terceiro lugar no ranking, aparece a Bob’s, tipicamente brasileira, com 1.134 pontos de venda em funcionamento.
Segundo as estatísticas da ABF, o McDonald’s, além de perder posições entre as redes de fast-food, foi superada entre todos os segmentos de franquias, caindo do 3º lugar geral para o 6º no ano passado.
O ranking, apesar de considerar os dados informados pelas redes até o fim de 2014, não expõe o total de unidades de cada uma, apenas a posição comparativa entre elas. O número de unidades foi informado ao portal Folha/UOL, que publicou uma reportagem na edição online desta sexta-feira (20), pelas próprias redes.
Diário de Pernambuco on-line – PE