Por Ana Luiza de Carvalho | A plataforma de brechó on-line Enjoei comprou, por R$ 30 milhões, 25% da rede infantil Cresci e Perdi, com a opção de ter controle total da companhia até 2028. A transação anunciada ontem marcará a entrada da companhia fundada por Tiê Lima e Ana Luiza McLaren no varejo físico.
Fundada em 2014, a Cresci e Perdi é a maior rede de brechós de itens infantis do país, presente em 25 Estados e Distrito Federal. A marca tem 434 lojas abertas e deve chegar a 550 nos próximos meses.
“Temos um universo extremamente fragmentado [de brechós] e vamos ter maior eficiência, aumentar o crescimento das operações que já existem tanto no universo físico como no on-line”, disse Lima, diretor-presidente da Enjoei, ao Valor.
A estratégia será agora colocar a Cresci e Perdi no comércio eletrônico e a Enjoei, que é 100% digital hoje, em lojas físicas.
De acordo com Lima, a ideia é fazer com que as franquias da rede infantil também funcionem como pontos de coleta e retirada de itens comercializados no plataforma, especialmente fora de São Paulo, cidade que receberá as primeiras lojas Enjoei.
A expectativa é unir os dois negócios no primeiro trimestre de 2024, quando a negociação for concluída.
A Enjoei é uma das empresas que aproveitaram o boom do mercado de capitais entre 2020 e 2021 para fazer oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Contudo, os papéis não estão com bom desempenho na bolsa. Com valor de mercado de R$ 336,4 milhões, as ações acumulam queda de 83,8% desde sua estreia na B3, em novembro de 2020, de acordo com o levantamento do Valor Data.
Para Lima, a rentabilidade da Cresci e Perdi poderá impulsionar os negócios do grupo. A rede de brechó infantil estima lucro antes dos juros, impostos, depreciação, amortização (Ebitda) de R$ 45 milhões em 2023, além de volume bruto de mercadoria (GMV) de R$ 700 milhões.
A rentabilidade é um ponto de atenção dos investidores da Enjoei, uma vez que a companhia tem reportado consecutivos trimestres no vermelho.
Lima destacou que as sinergias de público com mães da Cresci e Perdi com a Elo7, marketplace de produtos artesanais adquirido pela companhia em julho por um valor não divulgado, poderão contribuir para um melhor resultado do grupo. “É um modelo extremamente rentável e com um público muito parecido com a Elo7, então há esse ganho nas duas pontas.”
Para a fundadora da Cresci e Perdi, Elaine Alves, a aposta das companhias é na complementariedade das categorias de moda adulta e infantil e casa e decoração. “Nossos vendedores e compradores são os mesmos, mas as categorias de produtos não são concorrentes. Nós pretendemos dobrar de tamanho junto com o Enjoei nos próximos anos.”
A empresária continuará como diretora-presidente da marca, enquanto o primo dela, Saulo Alves, seguirá como diretor de expansão e operações do brechó infantil. Tiê Lima e a presidente do conselho de administração da Enjoei, Ana Luiza McLaren, passarão a fazer parte do conselho da Cresci e Perdi.
Fonte: Valor Econômico