Por Henrique Medeiros | A operação de financeira da Allied, Soudi, anunciou o começo de sua operação B2B nesta quarta-feira, 6. A C&A será o primeiro parceiro que fará financiamento de celular com linha de crédito exclusiva para seus clientes. Isso será feito por meio de uma plataforma de comunicação com o consumidor e CRM da distribuidora, o aplicativo Hércules.
Durante o Allied Day, evento para investidores da Allied, Felipe Matzembacher, diretor da área de crédito da varejista, afirmou que Hércules permitiu ofertar crédito “a um público que não teria acesso” na compra de um handset. Além disso, a vertical financeira da distribuidora tem se provado com índices de inadimplência abaixo do mercado.
Segundo Thiago Martinelli, diretor de serviços financeiros na Allied, a inadimplência na Soudi 90 dias (NPL 90) é de 6,6% e de 180 dias (EFFIC 180) está abaixo de 3%. Além disso, 32% dos clientes voltam para comprar dispositivos (taxa de recompra) no varejo e nas operadoras, os principais canais da operação financeira.
Cobrança embarcada
Atuando com cobrança e relacionamento, o Hércules está inserido em todo celular comercializado via Soudi. Em sua visão, o diretor da Allied explicou que Hércules é mais vantajoso para a cobrança de varejistas de smartphones que outros canais habituais (WhatsApp, SMS e e-mail) pelos seguintes motivos:
- O envio de mensagens de cobrança ou lembrança de pagamento sem chip SIM ou rede celular (funciona direto via Wi-Fi);
- Por ser conteúdo de fábrica, o app não pode ser desinstalado;
- E a visualização é garantida com a mensagem preenchendo a tela.
Importante dizer, a plataforma de comunicação e CRM está inserida apenas em dispositivos Samsung neste momento.
Próximos passos
Os próximos passos do Hércules serão a oferta de seguros (saúde, por exemplo) e a expansão do Hércules para outros smartphones Android. Atualmente, 100 mil devices estão integrados na base da Soudi com o Hércules. Em vendas, a Soudi está presente em 330 pontos de venda no Brasil (operadoras e varejo) e tem 110 mil clientes ativados.
A vantagem deste motor financeiro é oferecer uma opção extra de financiamento de celular na hora da compra, sem necessidade de comprovar renda e com opção de parcelamento em 24 vezes com juros baixos. Mas tablets também entram no radar da empresa em 2024: “Temos expandido em novas parcerias com operadoras. E vamos expandir em 2024 de forma gradual com operadora de telefonia celular. Com foco em celular e tablets”, completou Martinelli.
Fonte: Mobile Time