Por Adriana Mattos | O comando da Multiplan disse hoje, em reunião com investidores, que existem sete expansões no planejamento da companhia, considerando duas em andamento e outras cinco programadas. Esta “é a melhor maneira de alocar capital”, disse o CEO, Eduardo Peres.
Segundo o vice-presidente e de relações com investidores, Armando d’Almeida Neto, as expansões em andamento são no ParkShopping Barigüi, em Curitiba (PR), e no Diamond Mall, em Belo Horizonte (MG). Já as planejadas se concentram em Brasília, Jundiaí (SP), Maceió (AL), São Caetano do Sul (SP) e São Paulo.
Neto disse que são 70 mil metros quadrados de área que podem se transformar em expansões nos próximos anos, e, fazendo uma conta a um custo estimado de R$ 21 mil por metro quadrado, o valor total somaria R$ 1,5 bilhão.
A empresa já havia sido questionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por ter divulgado essa informação em entrevista, em novembro, e informou que trata-se de investimento permanente em expansões e revitalizações dos empreendimentos existentes. Logo, é inerente ao modelo de negócios da companhia.
“Se fechamos as portas para aquisições e greenfields? Não, continuamos atentos, mas a maioria das oportunidades que apareceram no mercado nós avaliamos e decidimos não fazer”, afirmou ele, como resposta a um questionamento de analista.
Historicamente, a Multiplan tem foco maior em crescimento orgânico e aumento de participação em ativos próprios do que compras de negócios. No entanto, nos últimos anos, analistas e investidores têm questionado mais o apetite da empresa por aquisições, considerando o surgimento de mais operações após o fim da pandemia.
A Multiplan registrou lucro de R$ 263 milhões de julho a setembro, o que representa alta de 42% ante o mesmo período de 2022. O lucro líquido ajustado alcançou R$ 279 milhões, avanço de 41,7%.
A receita líquida da companhia cresceu 12%, para R$ 512 milhões.
Fonte: Valor Econômico