Por Gabrielly Mendes – A Casa do Construtor comemora seu aniversário de 30 anos com a marca de 600 lojas abertas. Com unidades em todo o Brasil, quatro no Paraguai e uma no Uruguai, a rede de franquias de aluguel de equipamentos planeja ampliar sua capilaridade e chegar às mil unidades até 2025.
Para isso, a rede está apostando em um modelo desenhado para atender municípios de menor porte, com até 40 mil habitantes. Chamado de + Rental, as unidades funcionam na modalidade store in store (loja dentro de loja) e ficam dentro de depósitos e lojas de materiais de construção. A operação tem investimento inicial de R$ 325 mil.
Seguindo a direção contrária de fechamento de unidades físicas e desaceleramento do negócio, a empresa criada por Altino Cristofoletti Jr. e Expedito Arena cresceu exponencialmente durante a pandemia. O isolamento obrigou os brasileiros a voltarem suas atenções para suas residências e, durante o cotidiano caseiro e limitado, entre reuniões via chamadas de vídeo e tutoriais de pães caseiros, o movimento “faça você mesmo” ganhou força e segue firme até hoje.
“Essa tendência segue nosso apelo pela autonomia do consumidor, e o grande segredo é ser um facilitador: viabilizar os equipamentos necessários e mostrar que ele é capaz de colocar um varal de roupas dentro da casa dele”, explica Expedito Arena, sócio-fundador da Casa do Construtor.
O aumento de aluguéis de ferramentas de quem sentia necessidade de melhorar aspectos de sua residência cobriu a diminuição do aluguel de pessoas jurídicas, como condomínios e escolas. Com 1,4 milhão de contratos feitos anualmente, 70% são feitos por pessoas físicas. A porcentagem se inverte quando o assunto é faturamento: com contratos recorrentes, consumidores PJ são responsáveis por 60% do balanço da empresa atualmente.
Oferecendo cerca de 90 itens, da betoneira à extensão de fios, a Casa do Construtor se tornou também um dos principais compradores de máquinas de pequeno porte do Brasil.
Fonte: M&C