Por Lucianne Carneiro – O volume de vendas no varejo restrito teve queda de 1% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (14). Em abril frente a março, o comércio restrito caiu 0,1% – inicialmente, o dado foi divulgado como uma variação positiva de 0,1%, mas o IBGE revisou o indicador.
O resultado de maio ante abril do varejo restrito veio menor que o piso das projeções, segundo levantamento apurado junto a 25 consultorias e instituições financeiras. A mediana era de um recuo de 0,2% e o intervalo das projeções ia de queda de 0,8% a alta de 0,2%.
Na comparação com maio de 2022, o varejo restrito também caiu 1%. O comércio restrito acumula alta de 0,8% no resultado acumulado em 12 meses até maio. No resultado acumulado em 2023, também até maio, há alta de 1,3%.
A queda de 1% ante maio de 2022 foi menor que o resultado esperado. A expectativa mediana do Valor Data era de aumento de 1,6%, com intervalo entre queda de 0,8% e crescimento de 2,8%.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, material de construção e atacarejo, o volume de vendas caiu 1,1% na passagem entre abril e maio, já descontados os efeitos sazonais.
Os analistas de 21 bancos e consultorias esperavam queda de 0,5%, segundo a mediana. O intervalo das projeções ia de queda de 2,2% a alta de 0,3% em maio. Em abril, frente a março, o comércio ampliado tinha caído 2,4% (após divulgação inicial de -1,6%).
Na comparação com maio de 2022, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 3%. A expectativa mediana, pelo Valor Data, era de alta de 4,4%. As projeções variavam entre alta de 1,2% e 6,5%.
Fonte: Valor Investe