O uso intensivo de Big Data e outras tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (AR), combinadas com enfoques de marketing e soluções criativas permitiram que, entre as 10 empresas mais valiosas do mundo, em ranking divulgado pela consultoria Kantar Millward Brown, metade atua no ramo de tecnologia. O varejo também teve grande destaque com duas companhias ocupando a relação.
O ranking de 2018 mostra seu maior crescimento em valor agregado das empresas na história do levantamento, que começou a ser feito em 2006. O total de 100 empresas mais valiosas analisadas pela equipe de especialistas representou 4,4 trilhões, quase 21% (US$ 750 bilhões) em relação ao ano passado.
Desde o primeiro relatório, há 12 anos, houve aumento de 204% no valor das maiores marcas do mundo. Confira abaixo o ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo.
1) Google
- Valor: US$ 302 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 23%
2) Apple
- Valor: US$ 300 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 28%
3) Amazon
- Valor: US$ 207,5 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 49%
4) Microsoft
- Valor: US$ 200,9 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 40%
5) Tencent
- Valor: US$ 178,9 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 65%
6) Facebook
- Valor: US$ 162,1 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 25%
7) Visa
- Valor: US$ 145,6 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 31%
8) McDonald’s
- Valor: US$ 126 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 29%
9) Alibaba
- Valor: US$ 113,4 bilhões
- Crescimento sobre 2017: 92%
10) AT&T
- Valor: US$ 106,6 bilhões
- Retração sobre 2017: 7%
Fonte: Novarejo