Tá aí uma boa notícia para a BRF — se ela conseguir o contrato. O Burger King Brasil acaba de anunciar que fechou contrato com a Restaurant Brands International (RBI) para trazer ao Brasil a marca Popeyes Louisiana Kitchen, que serve frangos fritos e compete com o KFC.
O BKB passa a ter o direito exclusivo de desenvolver e operar a marca no Brasil por um período de 20 anos, e tem a meta de abrir mais de 300 lojas nos próximos 10 anos.
Segundo a companhia, os royalties e a contribuição ao fundo de marketing — típica de contratos de franquia — foram estabelecidos em patamares similares aos da marca Burger King.
A Popeyes, que a RBI adquiriu em fevereiro de 2017, opera mais de 2.800 lojas em mais de 25 países ao redor do mundo, e é a segunda maior rede de fast-food focada em frango no mundo, atrás do KFC.
Além de frango frito, o menu do Popeyes tem frutos do mar, sanduíches, acompanhamentos com temperos cajun e creole (típicos da Louisiana) e sobremesas.
Com o Burger King, o time do BKB conseguiu a proeza de construir uma rede de mais de 700 lojas em apenas cinco anos. Mas os desafios com a Popeyes são maiores.
O Burger King não tinha presença no Brasil, mas já era uma marca conhecida, principalmente pelos brasileiros que viajam ao exterior, enquanto o Popeyes tem menos valor ‘aspiracional’.
Mas o mais importante: o frango frito, ao contrário do hambúrguer, nunca foi um ‘hit’ do fast food tupiniquim.
A trajetória do KFC no País também mostra que fazer um clássico americano cair no gosto do brasileiro não é canja de galinha.
A marca chegou aqui nos anos 1990, quando a empresa era controlada pela PepsiCo. Chegou a ter 23 lojas em 1996, mas a ideia de comer frango com as mãos não vingou e, no ano seguinte, a rede começou a fechar lojas.
Dez anos depois, voltou ao País pelas mãos da Brazil Fast Food Corporation (BFFC), dona do Bob’s. Em 2012, a Yum Brands assumiu as rédeas, tendo a BFFC como franqueada. Abrasileirou o frango, com acompanhamentos como arroz, feijão e salada, e só nos últimos anos começou a de fato engrenar.
Segundo fontes próximas à companhia, o BKB vai apostar na qualidade e no sabor do produto para posicionar a Popeyes acima da KFC. O frango da Popeyes é fresco e não congelado — e passa mais de 12 horas marinando na loja antes de ser empanado. O diferencial vem com um desafio de execução: a operação é mais complexa que a do Burger King, com mais processos dentro das lojas.
O anúncio de hoje colocará o time do BKB em concorrência direta com Carlos Wizard Martins, o empresário que comprou a master franquia do KFC e Pizza Hut no Brasil no começo do ano, e promete atingir 1500 lojas em 10 anos.
Vem aí a guerra dos frangos.
Fonte: Brazil Journal