O varejo de alimentos tem muita oportunidade para crescer no Brasil, é o que revela a pesquisa “O Futuro do Varejo” – um estudo sobre a experiência de compra online. Entretanto, ainda existem alguns desafios relacionados à experiência de compra através deste canal como atrasos na entrega e preço do frete. “A venda do varejo alimentar na internet depende muito da capilaridade e do sistema de entrega que é oferecido. Um dos modelos que tem dado certo, e que pode ser uma alternativa, são os sistemas de assinatura, onde o consumidor recebe os produtos que selecionou no carrinho já fixo”, diz Renato Alves Chu, cofundador da Mind Miners, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Realizado pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, o estudo identificou que o brasileiro não tem mais medo de comprar online e busca por e-commerce também para produtos perecíveis. De acordo com os dados, coletados com mais de mil pessoas em 6 dias, cerca de 28% dos entrevistados compram alimentos utilizando canais digitais.
Operação Logística é o Desafio
Jacques Meir, diretor executivo de Conhecimento, Conteúdo e Comunicação do Grupo Padrão, também revela que a complexidade da operação logística é a principal barreira que desafia o canal. “O sistema de logística precisa ser muito bem desenhado para permitir que o intervalo da compra até a entrega seja o menor possível ou equivalente aquele que o consumidor teria se ele fosse até o ponto de venda realizar suas compras e voltar para casa.”, afirma. Segundo ele, o consumidor brasileiro ainda encontra-se em um período de amadurecimento digital. “Quando comparamos com mercados mais maduros, percebe-se que há duas coisas que o consumidor brasileiro mais busca em relação a sua experiência de compra online: o preço e a segurança de dados. Porém, quando segurança ainda é um item relevante, sinaliza que o mercado ainda está em desenvolvimento”, comenta.
Amazon: O Modelo a Ser Seguido
Para Meir, a gigante do varejo online Amazon é o melhor modelo a ser seguido atualmente quando o assunto é a venda de alimentos perecíveis pela internet. “A Amazon hoje entrega em até uma hora. Isso acontece porque todo o processo do condicionamento, a qualidade da logística e a temperatura com que o produto sai do depósito e é entregue foi mapeado de forma a fazer com que a entrega obedeça a um máximo rigor de qualidade, aquela que o consumidor mesmo não teria se fosse buscar na loja e levar para a casa. Tudo isso para que a experiência do consumidor esteja alinhada com a expectativa que ele tem ao realizar uma compra de algum alimento pela internet”, conclui.
Fonte: GiroNews