A Natura sofreu no ano passado. O lucro da empresa caiu 42,2%, mas a companhia não ficou parada. Diante dos resultados, a empresa espera entrar em um processo de prosperidade neste ano.
“Ao longo de 2016, vivenciamos muitas transformações. Quanto à nossa operação principal, no Brasil, temos bem delineado o planejamento que nos vai permitir obter melhores resultados daqui em diante. Paralelamente, pretendemos manter acelerado o crescimento de nossas Operações Internacionais e identificar os melhores meios para levar nossa proposta de valor para outras geografias”, disse a empresa em relatório.
O foco da empresa neste ano é acelerar a implantação da estratégia, principalmente no sentido de recuperar a presença da marca no mercado brasileiro. A estratégia envolve seis prioridades.
1. Revitalização da venda direta
Segundo a empresa, ao longo de 2016, a companhia construiu uma nova proposta de valor para as consultoras. “Ela inclui a valorização da progressão do seu negócio (gerando retornos em renda, benefícios, reconhecimento e desenvolvimento pessoal) e a segmentação em diferentes perfis de atuação. A ideia é reforçar o core principal da companhia e modernizar o modelo.
2. Reposicionamento da marca Natura
O lançamento da campanha Viva sua Beleza Viva, ocorrido em 2016, foi o primeiro grande passo para aumentar o reconhecimento da Natura como especialista em beleza e reaproximá-la das consumidoras, diz a empresa. “Prosseguiremos nessa direção, para construir a percepção de uma marca vibrante e afeita ao diálogo”.
3. Revisão estratégica da arquitetura das marcas
“Queremos que a Natura siga oferecendo inovações relevantes ao mercado – como o relançamento das linhas Ekos e Chronos, em 2016”, afirma a companhia. Para tanto, a empresa integrou as áreas de inovação, sustentabilidade e marketing na mesma vice-presidência. A ideia é gerar produtos que unam alta
tecnologia, uso sustentável da biodiversidade e conceitos disruptivos.
4. Experiência de compra multicanal
Em 2016, a empresa começou a compreender as sinergias e complementariedades da Venda por Relações com os canais digitais e o varejo. “Esse processo está nos ajudando a revisar o portfólio e as estratégias comerciais. Com isso, estaremos mais presentes na jornada de compra das consumidoras, oferecendo o nível desejado de assistência, conveniência e experimentação”.
5. Fortalecer nossa posição na América Latina
A companhia tem o objetivo de estar entre os quatro principais fabricantes de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene em todos os mercados em que atua até 2021. “Para tanto, temos acelerado a adaptação das evoluções desenvolvidas no Brasil para as demais operações, como a digitalização e a segmentação da Venda por Relações”, afirmou.
6. Expansão para mercados desenvolvidos e em desenvolvimento
A marca quer expandir para mercados mais maduros, como Europa, Ásia e América do Norte. “Fizemos transformações em nossas operações na França e nos Estados Unidos, e temos identificado as linhas mais atraentes para países com esse perfil, a exemplo de Ekos, Chronos e Mamãe e Bebê. A experiência com a
expansão da Aesop também nos fornece relevantes aprendizados”, disse a empresa.
Fonte: NOVAREJO