Pessoas, propósito, lucro e diversão: essas quatro palavras são o mantra da rede de academias Anytime Fitness. A rede, fundada em 2002 em Cambridge, no estado de Minnesota, alcançou a impressionante soma de 3.500 unidades em 15 anos. As franquias estão presentes em 30 países de cinco continentes. O feito significa que a marca transpôs as dores do crescimento e viveu mais do que muitos de seus concorrentes.
Para os sócios Dave Mortensen e Chuck Runyon, esses quatro fatores são o “código de sucesso” da empresa. As pessoas, o primeiro elemento, são o centro do negócio. “Nós investimentos no desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados e dos stakeholders mais importantes”, afirma Runyon. Ele desta que é preciso deixar de ser um empregador e investir em ser um líder. Enquanto o primeiro encara as pessoas como riscos e custos, o segundo as vê como um ativo ou um investimento. “O líder inspira confiança, que é o que as pessoas querem”, diz Runyon.
Para valorizar o aspecto humano da empresa, os sócios reservam 0,5% do faturamento anual para o crescimento pessoal e profissional dos funcionários. São ações como cursos de culinária e aulas de pole dancing. A comunicação e o alinhamento são valorizados. Os franqueados podem compartilhar as melhores práticas online. Todos são tratados individualmente. “Ficamos animados com os sonhos deles. É a poupança de uma vida toda. Sabemos que temos muita responsabilidade”, afimra Runyon. De novo, a confiança prevalece.
O propósito é estampado na pele dos stakeholders – às vezes literalmente. Há franqueados e clientes que fazem tatuagens com a marca. Por isso, valoriza-se a diferença que as academias fazem nas vidas das pessoas. “Os clientes e a equipe não se preocupam com a quantidade de dinheiro que o empresário está ganhando. Mas eles se preocupam com as vidas que são impactadas pelo negócio”, diz Mortensen. “Se a gente saísse do mercado de fitness e começasse a vender parafusos, teria de achar um propósito, uma maneira de melhorar a vida das pessoas”, afirma ele.
O lucro não pode ser deixado de lado – é, aliás, o único dos quatro fatores que tem de estar presente sempre em uma empresa. “Não subestime a importância do lucro”, diz Runyan. “Empresa alguma vive sem isso.”
E, por fim, a diversão: o ambiente de trabalho descontraído e proveitoso estimula a criatividade, a colaboração e a curiosidade. “Nós levamos o nosso trabalho a sério sem nos levarmos muito a sério”, afirma Mortensen. Esse é o aspecto que aumenta o engajamento e a retenção dos melhores profissionais. Aos franqueados, a empresa oferece uma grande convenção anual – um verdadeiro parque de diversões, com shows, brinquedos e gincanas.
Fonte: PEGN